NOTÍCIAS

Voltar

Exposições ocupam museus da cidade com o tema “mulher”

6 de março de 2018


As exposições artísticas também estão presentes na programação do Mês da Mulher, que tem como temática “Agora é o momento: Mulheres que transformam”. O lançamento das cinco exposições – uma em cada museu municipal– acontece nesta quarta-feira, 07 de março, às 18 horas, no Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, na Praça Pedro de Toledo.

 

Em destaque: “Empoderamento, novas visões”, no Museu de Imagem e Som Maestro José Tescari; “O universo feminino no século XX”, no Museu Histórico e Pedagógico; “Ofício feminino: a confecção da cerâmica e a visão de mundo”, no MAPA – Museu da Paleontologia e Arqueologia; “Mulher na Ferrovia”, no Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo; e “Guerreiras Grenás”, no Museu do Esporte e do Futebol.

 As exposições que trazem o tema da “mulher”, também integram a “Agenda 2018 da Rede Museu de Araraquara” que traz outro tema, “alteridade” – “condição do que é outro, do que é distinto”.

 A Rede Museu de Araraquara tem o intuito de iniciar um processo de integração entre os espaços museais, desenvolvendo atividades que tenham como ponto de partida um tema – este escolhido pelos próprios servidores/mediadores culturais do município, buscando unificar as ações dos museus e garantir a pluralidade e especificidade de cada um.

As exposições seguem até o dia 28 de março, com entrada gratuita. Vale lembrar que a programação do Mês da Mulher é uma realização da Prefeitura de Araraquara – por meio da Coordenadoria Executiva de Políticas Públicas para Mulheres, ligada à Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular, e diversas outras secretarias. Toda a programação é gratuita e apresenta exposições, projetos, palestras, serviços, atividades de lazer – entre outros – a fim de contemplar uma variedade de pessoas, tendo o foco no universo feminino.

A temática – “Agora é o momento: Mulheres que transformam” – é uma referência ao tema escolhido pela ONU Mulheres: “o tempo é agora: ativistas rurais e urbanas transformam a vida das mulheres”, lema de uma campanha que correrá o mundo durante o mês de março e busca incentivar o ativismo entre as mulheres.

A programação completa do Mês da Mulher pode ser conferida no site da Prefeitura de Araraquara.

SERVIÇO:

Lançamento exposições temática da programação mês da Mulher “Agora é o momento: Mulheres que transformam”

Local: Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria ( Praça Pedro de Toledo, s/n° – Centro)

Data: quarta-feira (07 de março)

Horário: 18 horas

Exposições:

(período: 07 a 28/03)

  • “Empoderamento, novas visões”

Local: Museu de Imagem e Som Maestro José Tescari (Rua São Bento, 909 – Centro)

  • “O universo feminino no século XX”

Local: Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo, s/nº – Centro)

  • “Oficio feminino: a confecção da cerâmica e a visão de mundo”

Local: MAPA – Museu da Paleontologia e Arqueologia (Rua Voluntários da Pátria, esquina com Av. Portugal – Centro)

  • “Mulher na Ferrovia”

Local: Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo (Rua Antônio Prado, s/nº – Centro)

  • “Guerreiras Grenás”

Local: Museu do Esporte e do Futebol (Rua Mauro Pinheiro, s/nº – anexo à Arena da Fonte Luminosa)

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis