NOTÍCIAS

Voltar

Exposições seguem até esta semana no Centro da cidade

26 de fevereiro de 2018


Três exposições em cartaz nos prédios municipais do Centro de Araraquara se encerram nesta semana. O público pode conferir até o dia 28 de fevereiro: exposição de Artes Visuais com os estudantes da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, e também exposições com a temática do Carnaval: “Todos podem ser Clovis Bornay”, no Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, e “Carnaval: História, Música e Alteridade” no MIS- Museu de Imagem e do Som José Tescari.

A exposição de Artes Visuais da EMD apresenta trabalhos visuais que trazem narrativas poéticas repletas da essência de cada criança e com a grandeza do trabalho coletivo. Orientados pelas professoras: Elen Caroline de Carvalho Ditomaso, Maza de Almeida e Denise Ianuschievzc Torres, os estudantes da EMD apresentam a delicadeza típica da criança, recriando estudos e trabalhando conceitos estéticos.

Além de objetos, adereços e alegorias produzidos para os espetáculos da EMD – como por exemplo: “Os Retirantes” e “Candim” – a exposição também reúne produções artísticas realizadas pelos estudantes dentro das oficinas de Artes Visuais, com pinturas, esculturas em papelão e papel machê (“papier mâché”), móbiles – entre outros. Interessante observar o uso de materiais sustentáveis na exposição.

Já as exposições “Todos podem ser Clovis Bornay” e “Carnaval: História, Música e Alteridade” propõem uma reflexão sobre o conceito de “alteridade” que é o fio condutor deste trimestre na Rede de Museus de Araraquara, trazendo a busca de si mesmo através do outro. No Museu Voluntários da Pátria itens carnavalescos fazem uma homenagem e um convite: “Todos podem ser Clovis Bornay”. Apesar de ser museólogo de profissão, Bornay ficou famoso como carnavalesco, já que introduziu inovações como a figura do destaque – uma pessoa luxuosamente fantasiada sendo conduzida do alto de um carro alegórico. Os participantes da exposição podem utilizar os itens disponíveis e fazer registros fotográficos e, assim, “todos podem ser Clovis Bornay”. Já no MIS, a exposição “Carnaval: História, Música e Alteridade” apresenta registros fotográficos e musicais que contextualizam a história do carnaval brasileiro e de Araraquara.

A Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa está localizada à Rua São Bento, 909, no Centro de Araraquara. O horário de visitação é: de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 21horas; e aos sábados, das 9 às 13 horas. Mias informações: (16) 3333-1159.

Já o Museu Voluntários da Pátria fica na Praça Pedro de Toledo, s/n°, sendo o horário de visitação de segunda à sexta-feira, das 9h as 17h30, e aos sábados das 9h30 as 12h. Por fim, o Museu da Imagem e do Som, anexo à Casa da Cultura, funciona de segunda a sexta, das 12h às 20h. Mais informações pelos fones: (16) 3322-9708 (MIS) e (16) 3322-4887 (Museu Voluntários da Pátria).

A programação, realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, é gratuita.

SERVIÇO:

Até 28 de fevereiro:

– Exposição de Artes Visuais dos estudantes da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira

Local: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)

Horário de visitação: de segunda-feira à sexta-feira, 13h30 às 21horas; e sábados, 9 às 13 horas

Mais informações: (16) 3333-1159

– “Todos podem ser Clovis Bornay”

Local: Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo, s/n° – Centro)

Horário de visitação: de segunda à sexta-feira, das 9h as 17h30, e aos sábados das 9h30 as 12h

Mais informações: (16) 3322-4887

– “Carnaval: História, Música e Alteridade”

Local: MIS- Museu de Imagem e do Som José Tescari (Rua São Bento, 909 – Centro)

Horário de visitação: de segunda à sexta-feira, das 12h às 20h

Mais informações: (16) 3322-9708

Grátis

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis