NOTÍCIAS

Voltar

Febre amarela: melhor forma de prevenção é a vacina

31 de março de 2017


Após exames laboratoriais específicos, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou no final desta quinta-feira, dia 30, o caso de febre amarela na criança de 1 ano e 10 meses que se encontra, desde a semana passada, internada em Araraquara. A vítima esteve em local de mata dias antes.
A Secretaria Municipal de Saúde afirma que todas as ações necessárias em termos de vigilância epidemiológica e sanitária já foram tomadas numa ação conjunta entre equipes do município e estado, mas reforça a necessidade da vacinação como principal forma de prevenção à doença.
A imunização pode ser feita em todas as unidades de saúde de segunda a sexta. Neste sábado, dia 1º de abril, como forma de intensificar a prevenção, a Prefeitura vai abrir todos os postos das 08h às 16 horas para aplicação da dose contra a febre amarela. Haverá ainda núcleos de vacinação em frente ao Paço Municipal, ao Sesa (Serviço Especial de Saúde) e na sede administrativa do Clube Náutico (Avenida Bento de Abreu).
A vacina é contraindicada para crianças com menos de 9 meses de idade, gestantes, pacientes imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a ovo de galinha e seus derivados, gelatina e outros produtos que contêm proteína animal bovina.
Não há transmissão da febre amarela na zona urbana. O risco continua sendo as áreas de matas como chácaras, pesqueiros, beiras de cachoeiras e rios, dentre outras. Por isso, quem ainda não se imunizou, deve evitar esses locais.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis