NOTÍCIAS

Voltar

Fotografia, redação e desenho: alunos da cidade participarão de concurso municipal

16 de agosto de 2017


No próximo dia 18 de agosto, a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Educação, lança o concurso “Araraquara 200 anos: prazer em (re) conhecê-la”, a fim de promover a participação da comunidade escolar na celebração dos 200 anos da cidade. A atividade de lançamento será realizada na Sala Multiuso do Centro de Convenções, ás 10h30.

 

O concurso deve possibilitar que os estudantes manifestem seu entendimento e seu olhar sobre a cidade, criando oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre ela. Assim, eles poderão promover reflexões, interpretações e percepções sobre a cidade e seus diferentes aspectos – histórico, geográfico, social, artístico-cultural, econômico e político.

O aluno deve apresentar, através da sua produção, seu olhar sobre a cidade, com base no processo de investigação, utilizando-se de diferentes meios: fontes bibliográficas, oralidade, recursos audiovisuais, observação dos espaços e paisagens.

Entre os objetivos específicos do concurso destacam-se: conhecer diferentes histórias e seus sujeitos; oportunizar crianças, adolescentes e adultos a expressão de seu “olhar” sobre a cidade; incentivar a produção textual e visual; criar um sentimento de pertencimento e representatividade; e produzir um mosaico de reflexões e manifestações diversas sobre o tema.

Participação – Poderão participar do concurso: alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos, do Ensino Médio e do Programa de Educação Complementar das redes municipal, estadual e particular de Araraquara. Vale lembrar que somente participam as escolas que manifestaram o interesse ao convite da Secretaria Municipal da Educação.

As produções deverão ser individuais e cada aluno poderá concorrer com um único trabalho, exclusivamente na sua categoria, que implica: desenho e pintura, produção de texto, e fotografia.

Em “desenho e pintura” participam alunos da pré-escola (4 e 5 anos). Os trabalhos devem ser realizados no impresso oficial do concurso, podendo utilizar materiais como: lápis de cor, caneta hidrocor, giz de cera e giz de cal.

Já em “produção de texto” participam os alunos do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio. As produções devem obedecer alguns critérios estabelecidos e divulgados no regulamento, sendo que são diversas categorias estabelecidas de acordo com o ano escolar (desenho e título da obra, texto informativo, relato de experiência de vida, poema, memórias literárias, e reportagem).

Para “fotografia” são aguardados os alunos do programa de Educação Integral/Complementar. A execução dos trabalhos poderá ser efetuada utilizando equipamentos como câmeras fotográficas ou celulares, tendo a impressão o formato padrão de 20×25 cm, sem margem, com resolução de 3,2 megapixel, preto e branca ou colorida.

 

Premiação – Os trabalhos selecionados pelas escolas serão analisados por uma comissão composta por representantes da Secretaria municipal da Educação, da rede estadual e da rede particular de ensino.

Serão considerados os seguintes critérios: adequação ao tema proposto, adequação à categoria e ao gênero textual, originalidade, criatividade e convenções da escrita. Os resultados devem ser divulgados no dia 09 de outubro deste ano.

Serão premiados os 1º e 2º lugares de cada categoria. Os professores orientadores dos trabalhos e as escolas também serão premiados.

 

SERVIÇO:

Concurso de fotografia, desenho e redação: “Araraquara 200 anos: prazer em (re)conhecê-la”

 

Programação:

18/08 – lançamento do concurso

18/8 a 22/9 – desenvolvimento do trabalho

25 a 27/9 – entrega dos trabalhos

02 a 06/10 – julgamento dos trabalhos

09/10 – divulgação dos resultados

11/10 – premiação

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis