NOTÍCIAS

Voltar

Gabinete de Gestão Integrada debate fortalecimento da segurança em Araraquara

21 de março de 2018


Em reunião com presença do prefeito Edinho, nesta terça-feira (20), o Gabinete de Gestão Integrada debateu ações de fortalecimento da segurança pública em Araraquara e apresentou índices de violência registrados na cidade em 2017.

 

A reunião foi comandada pelo coronel João Alberto Nogueira Júnior, secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, que apresentou os dados que foram compilados junto às polícias Civil e Militar.

 Os índices do ano passado foram comparados com os de 2016 e foi verificada redução na ampla maioria dos crimes, especialmente homicídios. O único aumento registrado foi no caso de roubos. As estatísticas foram separadas pelos quatro Distritos Policiais, que representam cada região de Araraquara.

 Também foi debatido na reunião o projeto de ampliação do sistema de videomonitoramento e o compartilhamento dessas imagens com os órgãos de segurança. A ideia é ampliar as câmeras OCR (que fazem leitura de placas) e criar uma ‘muralha eletrônica’ nas vias que circundam a cidade. O prefeito Edinho demonstrou apoio à proposta. Atualmente, cerca de 30 câmeras também fazem monitoramento das ruas de Araraquara para a Guarda Municipal.

 Ainda está sendo planejada uma Câmara Técnica de Prevenção à Violência para ser implantada na região norte da cidade, com uma Casa de Mediação. “O objetivo é diminuir conflitos, para que eles não se transformem em crimes graves”, explica o secretário.

João Alberto considerou a reunião muito positiva. “Ela integra todas as instituições de segurança, mais a sociedade civil, o comércio, a indústria, a OAB, para que se comunguem esforços e ideias para a prevenção de delitos no município”, diz o secretário.

Para o prefeito Edinho, essa união de esforços é essencial. “Essa unidade vai fazer com que a gente enfrente o problema da violência em Araraquara”, enfatiza.

 Estiveram na reunião secretários municipais, representantes das polícias Civil, Militar e Federal, do Corpo de Bombeiros, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), da Acia (Associação Comercial e Industrial de Araraquara), do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), entre outras entidades e representantes da sociedade civil.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis