NOTÍCIAS

Voltar

Gerente de Controle de vetores fala sobre prevenção a animais peçonhentos

6 de março de 2018


Manter vedados os ralos e sifões em forma de S (esse) e conservar a borrachinha inferior das portas podem ser medidas simples e importantes para evitar uma possível infestação de escorpiões. E em caso de picada, procurar a UPA Central da Via Expressa.

 As dicas são do gerente de Controle de Vetores, ligado à Secretaria Municipal da Saúde, Luís Eduardo Tagliacozzo, em entrevista ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, na segunda-feira (5).

 O gerente afirma que o escorpião tem se adaptado nas galerias de águas pluviais e na rede de esgoto das cidades, locais em que encontra seu alimento principal, a barata. “Essa forma de adaptação vem ocorrendo há tempos e quando este peçonhento é encontrado fora desses locais é porque há outro espaço propício, como mato em excesso e sujeira em terrenos baldios. Frestas e rachaduras de paredes e janelas sem proteção de telas milimétricas podem esconder e dar acesso ao escorpião”, pontua.

 Conforme explicou Eduardo, é comum nesta época de muito calor o peçonhento sair das galerias em busca de alimentos. “Porque a barata também sai e o escorpião acaba encontrando outros locais propícios para se alojar, principalmente perto de córregos ou rios”.

Prevenção

 O risco de complicações é maior para crianças e idoso em relação à picada de escorpião e a orientação básica é procurar a UPA Central, onde existe um centro de tratamento contra ataques de animais peçonhentos em geral.

 Enquanto na zona rural é comum ser encontrado o escorpião marrom, nas cidades é mais comum o amarelo, responsável por grandes números de acidentes em todo o Brasil.

Ao vivo

 O programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’ é apresentado ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 18h30, pela TV Web Participativa, na página oficial do Facebook da Prefeitura de Araraquara.

 O entrevistado é sempre um representante da Prefeitura, que além de expor ações do governo também responde aos internautas. A cada quinze dias, o entrevistado é o prefeito Edinho.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis