NOTÍCIAS

Voltar

Gota intensifica projeto Visita das Gestantes à Maternidade

10 de maio de 2018


Familiarizar as futuras mamães ao ambiente hospitalar da Gota de Leite – Fungota, reduzir a ansiedade na hora do parto e esclarecer dúvidas sobre as rotinas da maternidade fazem parte dos objetivos do projeto de Visita das Gestantes. O projeto, implantado já há alguns anos na maternidade, vem sendo aprimorado e tem registrado aumento da adesão das gestantes de Araraquara e região, atendidas na Rede Básica de Saúde e também na rede particular.

Quem participa pode levar um acompanhante e conhece os protocolos relacionados à Rede Cegonha e ao Plano de Parto da Gota, além de toda a sua estrutura física e organizacional, incluindo o trabalho dos coordenadores de enfermagem, dos coordenadores médicos e da equipe multiprofissional, da qual integram Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, Enfermeira Obstetra e, agora, Psicóloga.

Durante a visita, as gestantes também são apresentadas ao trabalho dos médicos horizontais, que são os responsáveis pela linha do cuidado do hospital. Esses profissionais garantem a continuidade do atendimento das mães e dos bebês, porque se trata de um médico que trabalha todos os dias, cumprindo 4 horas diárias e acompanhando toda a evolução da paciente. Assim, o médico horizontal consegue iniciar e concluir o atendimento de cada uma das pacientes.

São quatro médicos horizontais que há cerca de cinco meses atuam na Gota – um na Obstetrícia, um na UCI (Unidade de Cuidados Intermediários), um na UTI Neo Natal e um na ala pediátrica.

Emanuelle Laurenti, Diretora Técnica da Gota, explica que o projeto visa atender todas as gestantes, desde as que fazem pré-natal pela Rede Básica de Saúde,

as futuras mães da rede particular e grupos que chegam de toda a região central.  “Nestes encontros apresentamos todo o hospital. Elas conhecem todo o processo de internação, protocolo de parto, como funcionam os serviços que oferecemos. Falamos sobre o parto natural e o parto cesárea. Contudo, é uma forma de informar, transmitindo tranquilidade e segurança às futuras mães, melhorando sempre a qualidade da assistência prestada”, explica a diretora técnica.

Ainda segundo ela, a direção da maternidade aproveita para frisar às visitantes a importância do hospital ser referência para gestantes de alto risco (GAR) e de ter estrutura completa para atender as mães e os bebês com profissionais capacitados e especializados neste tipo de atendimento.

A diretora executiva Lúcia Ortiz enfatiza que o projeto Visita da Gestante é desenvolvido na Gota com enfoque na humanização da assistência ao parto. “Essa aproximação da paciente com o ambiente hospitalar evita a angústia do desconhecido. Por isso abrimos as visitas inclusive para o pai da criança ou para a pessoa que vai acompanhar a gestante. Queremos combater o medo e a insegurança”, enfatiza.

Valer destacar que a Gota possui UTI Neo Natal e Pediátrica para atender quaisquer intercorrências.

O projeto ocorre todas as segundas-feiras, das 14h às 16h30. Lembrando que, mesmo a gestante que não esteja fazendo o pré-natal pela Rede Básica de Saúde, se for particular, poderá agendar normalmente sua visita também. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 33305-1530.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis