NOTÍCIAS

Voltar

Grupo de Trabalho pautará Centro de Referência do Autismo

8 de abril de 2017


No início da noite desta sexta-feira, o prefeito Edinho, em ato na Prefeitura Municipal, assinou Portaria que institui o grupo de trabalho responsável por elaborar proposta de atendimento especializado em Transtorno do Espectro Autista, para a criação de um Centro de Referência Municipal.

A partir de agora, o grupo formado por representantes da sociedade civil e de secretarias municipais deve elaborar um projeto em cerca de 60 dias para que seja criado o Centro de Referência Municipal do Autismo.

A implantação do órgão, segundo o prefeito, é fundamental não só para a criação de políticas públicas, mas também para combater o preconceito. “Tenho convicção do que significa a assinatura dessa portaria. Precisamos dar visibilidade ao preconceito e à discriminação, só assim a sociedade derrotará essas que são as piores doenças”, disse Edinho.

Edinho agradeceu o apoio de todos que contribuíram com a criação desse coletivo e lembrou ainda das ações realizadas em prol do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril. Para ele, o Centro será um instrumento para a construção da igualdade de direitos. “Agradeço a Ampara, a todos que se mobilizaram, e aos integrantes desse grupo que dará o passo inicial para que a cidade tenha um Centro de Referência que seja impulsionador das políticas públicas para pessoas com autismo”, acrescentou.

A secretária de Saúde, Eliana Honain, ressaltou a importância do coletivo. “Esse grupo tem um papel fundamental para nos dar uma diretriz e garantir um dos princípios do SUS que é a equidade. Que possamos construir uma política inclusiva para que todos sejam acolhidos e cada vez mais inseridos na nossa sociedade”, salientou a secretária.

Para a presidente da AMPARA – Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara, Karina Maia ressaltou que através da campanha realizada pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Araraquara, muitas pessoas procuraram pela Associação, buscando também informações a respeito do centro de referência. A presidente elogiou a iniciativa que deve garantir um atendimento especial às pessoas com autismo. “É uma forma de trazer mais esperança para os pais que tanto necessitam de acolhimento e ajuda e também para os autistas que precisam do atendimento”, argumentou.

 

Grupo de Trabalho

O vereador Roger Mendes, representando a Câmara Municipal, elogiou o empenho de todos na formação do grupo que é composto pelos representantes da Secretaria de Saúde, Edison Rodrigues Filho e Luiz Armando Garlippe, pelas representantes Maria Cecília Sambrano Vieira e Cassia Canato, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretaria de Educação, respectivamente, das representantes da Secretaria de Participação Popular, Elisa Santos e Juliana Picoli Agatte, e ainda da sociedade civil organizada, Antônio Ducci, Juliana Mochetti, Karina Maia, Marcia Irene do Nascimento e Yeda Cazzoni.

Participaram também do ato de assinatura o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, as secretarias Eliana Honain (Saúde), Juliana Agatte (Planejamento e Participação Popular), Clelia Mara dos Santos (Educação), o chefe de Gabinete, Alan Silva, e o vereador Rafael de Angeli.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis