NOTÍCIAS

Voltar

Hip Hop Itinerante estimula o debate com a juventude

27 de julho de 2017


Valorizar a juventude com a realização de eventos e debates em todas as regiões da cidade, como o Hip Hop Itinerante, que tem início neste domingo (30), no Parque Pinheirinho, e vai até novembro sempre no último domingo de cada mês.

Com essa proposta, a Assessoria de Políticas para a Juventude e as coordenadorias de Direitos Humanos e de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (órgãos da Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular), buscam aprofundar as discussões sobre os direitos da juventude de Araraquara e as políticas públicas.

O assessor de Políticas para a Juventude, Guilherme Floriano, explicou nessa quinta-feira (27), em entrevista ao ‘Canal Direto com a Prefeitura’, via Facebook, a importância do Hip Hop como forma de expressão, principalmente da periferia.

Guilherme enfatizou que essa expressão cultural é constituída de vários elementos, como o rap, o DJ, o breaking, o grafitti, o empreendedorismo, a moda, a linguagem de rua, o beatbox e o conhecimento.

E reiterou que a ideia é apresentar o programa em toda a periferia de Araraquara como forma de entretenimento, lazer, cultura, informação e ocupação. Por isso, o Hip Hop Itinerante será realizado todo mês em uma região, visando integrar diferentes grupos e suas causas sociais.

Segundo Guilherme, o projeto existe em Araraquara desde os anos de 1990 e a meta agora é o seu resgate. “Com apoio da Prefeitura, queremos valorizar os artistas locais, que somam mais de 20 grupos organizados de Rap, além de vários grupos de breaking, grafiteiros e DJ’s, entre outros elementos que compõem o Hip Hop”, acrescentou.

 

Cronograma

Além do Parque Pinheirinho, neste domingo, das 13h às 18h, até novembro as outras apresentações do Hip Hop Itinerante serão realizadas no CEU das Artes (em agosto), na Praça do Cecap (setembro), Caic Vale do Sol (outubro) e Caic Selmi Dei (novembro).

“Mesmo sem muito espaço em eventos locais, essa cultura nunca deixou de existir e de se reproduzir como forma de luta contra o preconceito que paira sobre a população negra, principalmente a periférica, e suas manifestações culturais”, enfatizou o assessor de Políticas para a Juventude.

Ainda de acordo com Guilherme Floriano, o Hip Hop é uma expressão que surgiu nos EUA na década de 1970 como o grito de comunidades ignoradas pelo Estado e pela sociedade. É, por excelência, a expressão cultural das periferias negras, que sofria – e ainda sofrem – com a pobreza e o racismo e com a falta de acesso a serviços públicos de qualidade.

O programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’ é apresentado ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 12h30, na TV Web Participativa, via Facebook da Prefeitura de Araraquara, onde pode ser revisto pelos internautas.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis