NOTÍCIAS

Voltar

IBGE inicia Censo Agropecuário em Araraquara nesta terça

30 de setembro de 2017


Contando com apoio da Prefeitura, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) inicia na terça-feira (1º de outubro), em Araraquara, o Censo Agropecuário 2017, relativo ao ano de 2016.

Até 28 de fevereiro de 2018, com base em Araraquara, o Censo será realizado também em outros dez municípios da microrregião.

Durante esse período, será feito um completo levantamento de dados sobre a produção agropecuária, florestal e aquícola, envolvendo cerca de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todos os municípios do País.

No final de agosto, foi anunciada na cidade a Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE), formada pelo IBGE, para acompanhar o Censo Agro.

Composta por representantes da Prefeitura, via Secretaria de Planejamento e Participação Popular e Coordenadorias de Segurança Alimentar e de Agricultura, a CMGE também deverá contar com representantes da Câmara Municipal, Itesp, Incra e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araraquara.

Segundo a coordenadora de Subáreas do Censo Agropecuário 2017 do IBGE, Cláudia Nascimento, nove recenseadores aprovados em processo seletivo irão atuar no Censo de Araraquara, supervisionados por dois diretores do órgão.

Os dados serão coletados através de equipamentos de smartphones do próprio IBGE, cuja Agência em Araraquara fica na Avenida Espanha, na região central da cidade.

Ainda de acordo com Cláudia Nascimento, caberá à Comissão Municipal de Geografia e Estatísticas oferecer apoio logístico ao trabalho dos recenseadores e dar transparência ao processo perante a opinião pública, entre outras ações.

Vale ressaltar que a exemplo de Araraquara, cada município formará sua própria CMGE, em parceria do IBGE com as prefeituras.

 

Foco rural

Para a secretária municipal de Planejamento e Participação Popular, Juliana Agatte, o Censo Agropecuário é de grande importância no planejamento de políticas públicas e privadas em Araraquara voltadas para o setor rural.

“O Censo também dará maior visibilidade ao município sobre o potencial e o aspecto rurais, inclusive do ponto de vista turístico”, acrescenta Juliana.

A secretária ainda enfatiza o Posto de Coleta que o IBGE instalará em Araraquara para catalogar os dados do Censo Agropecuário de dez municípios da microrregião.

Além de Araraquara, este posto irá centralizar dados de Américo Brasiliense, Boa Esperança do Sul, Gavião Peixoto, Matão, Motuca, Santa Lúcia, Rincão, Nova Europa, Tabatinga e Trabiju.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis