NOTÍCIAS

Voltar

Idosos escolhem reforma do antigo Clube Estrela em plenária temática do OP

5 de maio de 2018


A revitalização do antigo Clube Estrela, na Vila Velosa, foi escolhida como o investimento a ser colocado no Orçamento de 2019 da Prefeitura, durante a plenária temática de Idosos do OP (Orçamento Participativo), no Teatro Wallace Leal Valentim Rodrigues, na manhã deste sábado (5).


A demanda, aprovada por 55 votos, inclui reformas internas, nas quadras, nas piscinas e em outros equipamentos públicos que são utilizados pelos idosos em suas atividades esportivas e de lazer.

Outro pedido que concorreu e perdeu a votação, a criação de um programa para abrigo provisório de idosos em situação de vulnerabilidade (social e de saúde) recebeu 48 votos. Ao todo, cerca de 130 pessoas participaram da plenária, a primeira temática da edição 2018 do OP.

Necessidades ​apontadas​ pelos idosos e que não necessitam de inclusão no Orçamento foram encaminhadas aos secretários​ responsáveis​, como melhorias de acessibilidade nas ruas, aumento de vagas de estacionamento exclusivas​ e de projetos esportivos​, entre outras.

“Além de pensar políticas públicas para essa população, que cresce cada vez mais, esse espaço é para se fazer um debate sobre o fim do preconceito. São pessoas que contribuíram para o mundo que está aí e precisam ser respeitadas. A gente precisa mudar a concepção de que o mundo só respeita as pessoas no auge profissional”, afirmou o prefeito Edinho, na abertura da plenária.

Edinho ressaltou o papel que o OP tem na administração. “Democracia é muito mais que votar a cada dois anos na urna eletrônica. Democracia é quando a gente participa das decisões. Os idosos que vieram na plenária estão construindo a história de Araraquara”, declarou.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Edio Lopes (PT) lembrou que as decisões sobre a cidade não saem da cabeça do prefeito e dos secretários. “É a população quem opina. E vocês quem sabem o que precisam de políticas públicas para os idosos”, relatou.

A deputada estadual Márcia Lia (PT) também destacou a importância do OP. “É um espaço para melhorar a vida de vocês. A gente não pode abrir mão desse espaço, que é fundamental para definir as políticas públicas”, disse a deputada.

Quem compareceu também aprovou a iniciativa. “Essas reuniões são importantes que aconteçam não só hoje, mas sempre, em todos os lugares, para que o povo veja, no idoso, aquele que muito contribuiu e que ainda tem muito para dar para a juventude que aí está vindo”, afirmou o idoso Sérgio Batista.

​Ainda estiveram na plenária os vereadores Toninho do Mel (PT) e Gerson da Farmácia (MDB); os secretários Priscila Luiz (Comunicação), Everson Inforsato, o Dicão (Esportes e Lazer), e João ​Bernal (Obras e Serviços Públicos); a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva; a presidente do COP (Conselho do Orçamento Participativo), Patrícia Ferreira; e a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Sílvia Carmagnani.

​​
Próximas plenárias

As plenárias regionais do OP começam na próxima semana. ​Na quarta-feira (9), às 19h, pela Região 3, na EMEF Altamira Amorim Mantese, no Selmi Dei, estarão os moradores das sub-regiões do Selmi Dei, do Valle Verde e do Jardim Indaiá.

Já na quinta-feira (10) é a vez da Região 10, na EMEF Eugênio Trovatti, em Bueno de Andrada, às 19h. Essa plenária reunirá moradores das sub-regiões de Bueno de Andrada, do Assentamento Monte Alegre e da Chácara Flora.

A próxima plenária temática será no dia 18, às 19h, no Teatro Wallace, com o tema Igualdade Racial.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis