NOTÍCIAS

Voltar

Inscrições abertas para a 10ª edição do Prêmio Professores do Brasil

23 de maio de 2017


O Prêmio Professores do Brasil busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. A iniciativa do Ministério da Educação junto a instituições parceiras (como a Undime, por exemplo), em sua 10ª edição, está com inscrições abertas até 25 de agosto.

Os professores de escolas públicas da educação básica podem se inscrever enviando um relato de prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. O documento será avaliado e pode ser selecionado para uma premiação estadual, regional e nacional.

Os objetivos do Prêmio visam: reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil; valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações; dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino; estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação; oferecer uma reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências educacionais.

Nesta edição, o Prêmio traz seis categorias: Creche – Educação Infantil, Pré-Escola – Educação Infantil, Ciclo de Alfabetização: 1º, 2º e 3º anos – Anos iniciais do Ensino Fundamental, 4º e 5º anos – Anos iniciais do Ensino Fundamental, 6º ao 9º ano – Anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O regulamento, a premiação variada e mais informações podem ser acessados no site: http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/ .

 

Gestores – Também estão abertas as inscrições para o Prêmio Gestão Escolar, podendo participar gestores da Educação Básica da rede pública de todo o país. Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Ministério da Educação, a ação contempla projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública.

Para participar, o gestor deve se inscrever no portal www.premiogestaoescolar.com.br, onde terá acesso a um instrumento de autoavaliação. “Ao analisar os processos de gestão da escola, ele vai elaborar um plano de ação, construído com a participação da comunidade escolar. Ao final, os melhores resultados serão premiados”, explica o presidente do Consed, Idilvan Alencar.

Podem concorrer escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais. O processo de seleção das escolas inscritas se dará em quatro etapas: Local, Estadual, Regional e Nacional.

O PGE 2017 será concedido nas categorias “Escola Destaque Local” “Destaque Estadual/Distrital”, “Destaque Regional” e “Referência Brasil”. Além dos diplomas, haverá uma viagem de intercâmbio nacional para os representantes das escolas “Destaque Estadual/Distrital”, uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina para os representantes das escolas “Destaque Regional” e “Referência Brasil”, além de um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 30 mil, para a escola “Referência Brasil”.

Além do Ministério da Educação e da Undime, são parceiros do PGE 2017 Unesco, Fundação Roberto Marinho, Embaixada dos Estados Unidos da América, Instituto Unibanco, Fundação Itaú Social,  Fundação Lemann, Instituto Natura, Gerdau, Fundação Santillana, Fundação Victor Civita e Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

As inscrições seguem até 14 de agosto e podem ser realizadas no portal do prêmio: www.premiogestaoescolar.com.br .

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis