NOTÍCIAS

Voltar

Inscrições abertas para novos membros no Conselho Municipal de Cultura

3 de agosto de 2017


As inscrições para a eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Cultura de Araraquara (CMCA) podem ser realizadas até o dia 07 de agosto, sendo a eleição realizada nos dias 14, 15 e 16 deste mês. No período, os candidatos deverão realizar o cadastramento eleitoral na Secretaria Municipal de Cultura, comprovando pelo menos três anos de atuação em sua área.

Vale destacar que a finalidade do CMCA é a formulação de políticas públicas, com a participação autônoma e organizada dos segmentos da sociedade integrantes da ação cultural do município, com a ideia de implementar ações destinadas ao fortalecimento das atividades culturais da cidade.

“O debate, a avaliação e a deliberação de Políticas Públicas no âmbito das atividades culturais de nossa Cidade são atribuições importantes do Conselho Municipal de Cultura que muitas vezes passam a largo do conhecimento tanto do público como dos próprios artistas. A participação e o engajamento em suas atividades são, portanto, essenciais para a manutenção e o desenvolvimento do nosso cenário cultural”, lembra Assis Furtado, atual presidente do Conselho Municipal da Cultura.

 

O Conselho – O Conselho Municipal de Cultura é um instrumento para uma gestão cultural democrática, transparente e colaborativa na deliberação, contribuição e fiscalização da política cultural do governo municipal. Sua finalidade é formular políticas públicas, promover a participação autônoma organizada de todos os segmentos da sociedade integrantes da ação cultural do município e implementar ações destinadas ao fortalecimento das atividades culturais de Araraquara.

“É com a participação e o engajamento dos seus membros nas atividades do Conselho Municipal de Cultura que teremos avanços significativos não somente na qualidade das atividades culturais que o público poderá apreciar, mas igualmente em sua quantidade. As oportunidades de enriquecimento cultural do público serão, assim, proporcionais às possibilidades de os artistas exercerem suas manifestações de expressão artística”, lembra o presidente.

O Conselho Municipal de Cultura é formado por representantes da sociedade civil, de diversas áreas artísticas e de representantes do poder público e de instituições, totalizando 30 membros titulares mais seus suplentes.

 

Candidatos – Podem se candidatar como representantes das diversas áreas culturais as pessoas que estejam inseridas no contexto cultural das linguagens artísticas: Dança, Capoeira, Circo, Teatro, Literatura, Artes Visuais, Cine/ Foto/ Vídeo, Música, Artesanato e Cultura Popular Urbana (Hip Hop).

É importante estar atento, pois para se candidatar os artistas devem atuar no mínimo há três anos na área escolhida. Também podem participar representantes das instituições, associações e serviços culturais, ONG sem fins lucrativos ligada à produção e difusão cultural no município, patrimônio folclórico popular, e associações de preservação das tradições culturais.

Vale lembrar que os critérios para votar e ser votado são estabelecidos na lei nº 7953, de 06 de junho de 2013, disponível para consulta no site da Câmara Municipal.

 

Inscrições – Para se inscrever é necessário efetuar cadastro na Secretaria Municipal de Cultura, até o próximo dia 7 de agosto. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h30.

Todos os candidatos deverão participar de uma atividade de formação no dia 07 de agosto no Palacete Esplanada das Rosas. A participação nesta atividade é obrigatória aos candidatos, sendo que aqueles que, por qualquer razão não a efetuarem, terão suas candidaturas impugnadas.

“Temos atendido vários artistas interessados em lançar sua candidatura. Isso nos mostra como a classe artística está interessada em fortalecer o cenário cultural de nossa Cidade, assim como está disposta a se mobilizar para atingir tais objetivos”, finaliza Assis Furtado.

Os eleitores também deverão realizar um cadastramento eleitoral, comprovando ao menos um ano de atuação em sua área cultural. O cadastramento dos eleitores será realizado no dia das eleições.

 

Eleição – As votações serão realizadas na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, nos dias 14, 15 e 16 de agosto, com início às 18 horas e encerramento às 20 horas.

A votação acontece por áreas, da seguinte forma: no dia 14 votam os membros das áreas de Dança, Música, Teatro e Literatura; no dia 15 participam representantes das Organizações Não-Governamentais, do Patrimônio Folclórico Popular e das Associações de Preservação das Tradições Culturais; e no dia 16 acontecem as votações para representantes das áreas de Artes Visuais, Cine/Foto/Vídeo, Capoeira, Artesanato e Hip Hop.

“Reforçamos com veemência a importância de um Conselho de Cultura atuante e com amplo espectro de representatividade junto aos artistas locais, uma vez que é somente a partir de um processo continuado e colaborativo que podemos definir políticas públicas e ações que de fato dialoguem com as expectativas da cidade como um todo”, finalizou a secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli.

 

SERVIÇO

Inscrições para as eleições do Conselho Municipal de Cultura

Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, 794 – Centro)

Até 07 de agosto

Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (sede da Secretaria Municipal de Cultura) – Rua São Bento, 794 – Centro

Atendimento: de segunda à sexta-feira, das 12h15 às 18 horas

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis