NOTÍCIAS

Voltar

Inscrições abertas para oficina de “Conservação Preventiva de Discos de Vinil”

11 de outubro de 2017


Na quarta-feira, 18 de outubro, a programação da Semana do Patrimônio apresenta a oficina “Conservação Preventiva de Discos de Vinil”. A atividade gratuita será realizada das 9h às 17 horas, no CECRAD – Centro de Conservação e Restauro, localizado na Praça Pedro de Toledo, em Araraquara.

Numa realização do SISEM – Sistema Estadual de Museus de São Paulo, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, a oficina será ministrada por Jorge D’Angelo de Barros Camargo, assistente de Conservação do Museu da Imagem e do Som – SP

A oficina prevê uma discussão sobre os métodos e as técnicas de conservação preventiva de acervos de discos, principalmente de discos de vinil, dentro das necessidades e possibilidades de cada instituição. A oficina tem o objetivo de capacitar os participantes para aplicar as técnicas de conservação preventiva em discotecas ou instituições que possuem esse tipo de material.

A programação conta com: apresentação, identificação do material, fabricação de discos e suas etapas, principais agentes de deterioração e analise de danos, higienização de discos, acomodação e conservação de itens individuais e conservação preventiva e cuidados com coleções e acervos.

Vale destacar que Jorge D’Angelo de Barros Camargo é bacharel em História pela USP – Universidade de São Paulo, e formado como Assistente de Conservação e Restauro pelo SENAI, além de pequenos cursos relacionados com conservação e documentação de acervo.

Jorge atua no Museu da Imagem e do Som por quase cinco anos referente a conservação e documentação de material audiovisual como filme em película, disco de goma laca e vinil, disco óptico e fitas magnéticos, também fez pequenos trabalhos com papel, encadernação e fotografia.

As inscrições para a oficina podem ser realizadas no Museu Voluntários da Pátria, na Praça Pedro de Toledo, ou pelo site www.sisemsp.org.br . Mais informações: (16) 3322-4887.

 

SERVIÇO:

Oficina “Conservação Preventiva de Discos de Vinil”

Local: CECRAD – Centro de Conservação e Restauro (na Praça Pedro de Toledo – Centro)

Data: quarta-feira (18 de outubro)

Horário: das 9 às 17 horas (com intervalo de almoço)

Grátis

 

* Inscrições abertas – 30 vagas

Local: Museu Voluntários da Pátria (na Praça Pedro de Toledo) ou pelo site www.sisemsp.org.br

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis