NOTÍCIAS

Voltar

Inscrições abertas para Seminário de Educação do Campo

29 de setembro de 2017


Nos dias 09, 10 e 11 de outubro, a Secretaria Municipal da Educação realiza o Seminário de Educação do Campo, com o objetivo de refletir sobre a temática da Educação do Campo, seus caminhos e desafios na contemporaneidade.

 

O evento, aberto ao público, será realizado na Emef do Campo Eugênio Trovatti, localizada no Distrito de Bueno de Andrada. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site da Prefeitura de Araraquara (araraquara.sp.gov.br) até o dia 04 de outubro. Toda a programação é gratuita.

Na segunda-feira (09), a programação tem início às 18 horas, sendo a sessão solene de abertura realizada às 19 horas, com homenagem àqueles que fizeram história na Educação do Campo em Araraquara. Na sequência, às 20 horas, o Prof. Dr. Luiz Bezerra Neto (UFSCar/São Carlos) realiza a palestra de abertura “Os desafios da educação do/no campo: entre as concepções e as práticas”, sob a mediação do Prof. Me. Reginaldo Anselmo Teixeira. A noite se encerra com um coquetel para os participantes.

Já na terça-feira (10), as atividades se iniciam às 8 horas. A primeira palestra do dia, “Educação Infantil do Campo”, às 8h30, com Profª. Drª. Ana Paula Soares da Silva e Profª. Drª. Delma dos Santos Bezerra (ambas da USP/ Ribeirão Preto), com mediação da supervisora de Ensino da Secretaria Municipal da Educação de Araraquara, Mônica Zaccaro Sene.

Ainda pela manhã, às 10h30, a Profª. Me. Darlene Camargo de Queiroz (UFRJ – Rio de Janeiro) e a Profª. Renata Felício Maia (Mestranda UFRRJ, Unigranrio / Prefeitura do Município de Niterói-RJ) apresentam a palestra “A Escola do Campo e seus Entraves”, com mediação da supervisora de Ensino da Secretaria Municipal da Educação de Araraquara, Josina Paes Pereira Chicotti.

Depois de um almoço coletivo (para os inscritos até o dia 04), acontece uma Roda de Conversa com as professoras Darlene e Renata, às 13h30; seguida pela reunião dos grupos de trabalho (Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Educação Integral, Educação Especial e Gestão Escolar Democrática).

A programação se encerra na quarta-feira (11). A palestra “Desafios e Possibilidades da Educação Especial em Escolas do Campo”, às 8h30, será apresentada pela Profª. Drª. Taísa Graziela G. Liduenha (UFMG – Belo Horizonte), com mediação da Profª. Me. Débora Teresa Palma (AEE – Emef do Campo Eugênio Trovatti).

Às 10h30 acontece a mesa redonda “Currículo e Educação Integral na perspectiva da Educação do Campo”, com Márcia Maria da Costa, coordenadora técnica da Educação Integral Secretaria Municipal da Educação de Araraquara. A atividade conta com o Prof. Dr. Alexandre Harlei Ferrari, Prof. Coord. Educação Integral – Escolas do Campo, como mediador.

Após o almoço coletivo, as atividades retornam às 13h30 com a apresentação da síntese dos grupos de trabalho e a conclusão do relatório de grupo. Depois, a partir das 14h30, no “Encerramento”, serão apresentados os relatórios dos grupos de trabalho, com o mediador Prof. Me. Alexandre Luiz M. de Freitas, coordenador Executivo de Educação Básica da Secretaria Municipal da Educação.

 

Programação:

 

09/10 (segunda-feira):

-18h00: Credenciamento

-19h: Sessão solene de abertura

-20h: Palestra de abertura: “Os desafios da educação do/no campo: entre as concepções e as práticas”, com Prof. Dr. Luiz Bezerra Neto – UFSCar/São Carlos – Mediador: Prof. Me. Reginaldo Anselmo Teixeira

-21h: Coquetel

 

10/10 (terça-feira):

-8h: Credenciamento

-8h30: Palestra: “Educação Infantil do Campo”, com Profª. Drª. Ana Paula Soares da Silva (USP/ Ribeirão Preto) e Profª. Drª. Delma dos Santos Bezerra (USP/ Ribeirão Preto) – Mediadora: Mônica Zaccaro Sene, supervisora de Ensino da Secretaria Municipal da Educação de Araraquara

-10h: Café

-10h30: Palestra: “A Escola do Campo e seus Entraves”, com Profª. Me. Darlene Camargo de Queiroz (UFRJ – Rio de Janeiro) e Profª. Renata Felício Maia (Mestranda UFRRJ, Unigranrio / Prefeitura do Município de Niterói-RJ) – Mediadora: Josina Paes Pereira Chicotti, supervisora de Ensino da Secretaria Municipal da Educação de Araraquara

-12h: Almoço

-13h30 às 14h30: Roda de Conversa com as professoras Darlene e Renata

-14h30 às 17h00: Reunião dos grupos de trabalho (Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Educação Integral, Educação Especial, e Gestão Escolar Democrática)

-16h: Café

 

11/10 (quarta-feira):

-8h30: Palestra: “Desafios e Possibilidades da Educação Especial em Escolas do Campo”, com Profª. Drª. Taísa Graziela G. Liduenha (UFMG – Belo Horizonte) – Mediadora: Profª. Me. Débora Teresa Palma (AEE – Emef do Campo Eugênio Trovatti)

-10h: Café

-10h30: Mesa Redonda: “Currículo e Educação Integral na perspectiva da Educação do Campo”, com Márcia Maria da Costa, coordenadora técnica da Educação Integral – Secretaria Municipal da Educação de Araraquara – Mediador: Prof. Dr. Alexandre Harlei Ferrari, Prof. Coord. Educação Integral das Escolas do Campo

-12h: Almoço

-13h30 às 14h30: Síntese dos grupos de trabalhoe conclusão do Relatório de Grupo

-14h30 às 16h30: Encerramento (apresentação dos relatórios dos grupos de trabalho) – Mediador: Prof. Me. Alexandre Luiz M. de Freitas, coordenador Executivo de Educação Básica da Secretaria Municipal da Educação

 

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis