NOTÍCIAS

Voltar

Irmã Edith recebe 6º Prêmio Heleieth Saffioti

30 de março de 2017


Nesta sexta-feira (31), às 15h30, a Câmara Municipal de Araraquara entrega o 6º Prêmio Heleieth Saffioti para Maria da Conceição Costa, a Irmã Edith, franciscana que dedicou sua vida trabalhando em prol da inclusão social e da cidadania. A condecoração é entregue no Mês da Mulher e é destinada a mulheres que tenham se destacado profissionalmente ou prestado relevantes trabalhos na área social.

 

A homenageada é escolhida pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres a partir de indicações apresentadas por vereadores, entidades, conselhos municipais, organizações e sociedade civil.

 

Homenageada

 

Irmã Edith completou 84 anos no dia de 6 de março, tendo dedicado 59 anos a transformar vidas com a formação de jovens e adultos por meio da educação.

 

Em 1999 iniciou o trabalho com o Proeaja (Projeto de Educação para Adultos e Jovens de Araraquara), tendo como objetivo erradicar o analfabetismo em Araraquara. O projeto começou com uma equipe de 11 professores e funcionários voluntários e 50 alunos no Externato Santa Terezinha, coordenado pelas irmãs franciscanas da Imaculada Conceição. Dois anos depois, o Proeaja já contabilizava mil alunos e 50 voluntários.

 

Em 2001 o grupo firmou convênio com a Prefeitura, que trouxe para Araraquara o Mova (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos), programa criado por Paulo Freire. Irmã Edith também dá nome ao prédio do Neja (Núcleo de Alfabetização de Jovens e Adultos), da Prefeitura de Araraquara.

 

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis