NOTÍCIAS

Voltar

IV Conferência Municipal da Pessoa Idosa lota anfiteatro do Sesc

24 de outubro de 2017


A abertura da IV Conferência Municipal da Pessoa Idosa lotou o anfiteatro do Sesc Araraquara, na manhã desta terça-feira (24). A Conferência é uma realização da Prefeitura, com apoio do Conselho Municipal do Idoso, e tem como tema central “Pessoas idosas: nada menos que nossos direitos”.

Em sua fala, o prefeito Edinho destacou que as propostas aprovadas pela população serão incluídas em um projeto de lei e encaminhadas para votação na Câmara Municipal.

 

“Vocês não vão só conversar sobre os problemas que a população idosa enfrenta em Araraquara, mas vão conversar também sobre as soluções. Não sou obrigado a transformar em lei, mas quero que seja uma lei. Vocês não estão aqui perdendo tempo. Isso é para valer”, afirmou Edinho.

“A construção de saídas dos problemas é coletiva, com todos pensando juntos. Um de meus primeiros atos como prefeito em 2001 foi o Orçamento Participativo. Governar é saber ouvir”, explicou o prefeito.

Edinho ainda lembrou de uma informação importante: com o aumento da expectativa de vida da população em geral, o número de idosos aumenta em Araraquara: segundo o último Censo, são 13% da população, o que equivale a cerca de 30 mil pessoas. “Araraquara precisará de uma rede de atendimento para a população idosa. Hoje​ ​temos uma unidade, mas precisaríamos ter quatro unidades”, projetou.

Eloísa Mortatti, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, também citou o aumento populacional entre os idosos. “A cidade precisa se preparar para isso. É importante que a gente pense o que quer para Araraquara no futuro. Vocês estão com essa missão.”

Silvia Sampaio Carmagnani, presidente do Conselho Municipal do Idoso, agradeceu a presença de todos. “Políticas públicas para a população idosa vão ser votadas para se implantar nos próximos anos. Que tenhamos um dia bem produtivo”, destacou.

A deputada estadual Márcia Lia (PT) lembrou que o programa de governo de Edinho tem um capítulo destinado às pessoas idosas e elogiou a participação popular. “É um momento especial. A cidade está de parabéns pela mobilização que fez para esta conferência”, declarou.

Logo após a abertura, a conferência contou com​ apresentação do grupo de coreografia do Fundo Social de Solidariedade e com​ palestra magna do professor-doutor José Luiz Riani Costa, médico e professor do campus de Rio Claro da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Ainda participaram do evento o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva, além de outros secretários e coordenadores municipais.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis