NOTÍCIAS

Voltar

Iza e diversas atividades celebram o Dia da Mulher em Araraquara

6 de março de 2018


No dia 08 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher e a Prefeitura de Araraquara propõe o lançamento de atividades e um grande show musical com a diva da atualidade, a cantora Iza. Toda a programação, que faz parte do programa “Agora é o momento: Mulheres que transformam”, é gratuita e segue até o final de março, numa realização da Coordenadoria Executiva de Políticas Públicas para Mulheres, ligada à Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular, e diversas outras secretarias.

“A programação foi pensada para que possamos discutir temas diversos e do interesse do maior número de mulheres. Teremos muitas atividades de conscientização através de palestras e oficinas. No dia 08, disponibilizaremos alguns serviços importantes para as mulheres, no Paço Municipal, até às 18h. Depois teremos uma programação cultural que promete uma noite de lutas, conscientização e também de alegria e arte com engajamento”, explica a coordenadora executiva de Políticas Públicas para Mulheres, Amanda Vizoná.

“Agora é o momento: Mulheres que transformam” dá nome a toda programação de março e também ao projeto que visa levar o universo do fortalecimento da mulher para diversas regiões de Araraquara, com serviços, atividades de lazer, conhecimento e conscientização. A temática é uma referência ao tema escolhido pela ONU Mulheres: “o tempo é agora: ativistas rurais e urbanas transformam a vida das mulheres”, lema de uma campanha que correrá o mundo durante o mês de março e busca incentivar o ativismo entre as mulheres.

A programação terá início no Paço Municipal, no dia 08, a partir das 10 horas da manhã. Diversas atividades e serviços serão oferecidos até as 18 horas, com a participação de mulheres de diversas idades, classes sociais, profissões e interesses. Das 10 às 18 horas, haverá plantão de diversos órgãos e entidades para o atendimento e orientação das mulheres: Centro de Referência da Mulher, Defensoria Pública, SEBRAE, Assessoria LGBT, Movimento pela Humanização do Parto em Araraquara, já estão confirmados.

Também serão realizadas as seguintes oficinas temáticas e rodas de conversa: “Saúde sexual da Mulher Lésbica e Bissexual”, com a Liga Acadêmica de Saúde das Populações Negligenciadas, às 12 horas; roda de conversa sobre “Cosmetologia Natural”, com Maria Eduarda Pierri (Flores Seremos), às 14 horas;  “Ginecologia autônoma e métodos contraceptivos”, com Fernanda Americano (Camomila – Saúde Feminina), às 15 horas; e aula de Zumba especial do Dia da Mulher, às 17 horas.

Depois do lançamento no Paço Municipal, “Agora é o momento: Mulheres que transformam” será realizado em diversos pontos da cidade: em março, no dia 27, na padaria do Assentamento Monte Alegre; em abril: Oitis (dia 07), Parque São Paulo (dia 28); em maio: Vale Verde (05), Hortênsias (19); e junho: Cruzeiro do Sul (dia 09) e São Rafael (dia 23).

Ainda na manhã do dia 08, às 10h, no Paço Municipal, o programa “Patrulha Maria da Penha” terá seu lançamento. O projeto conta com um carro da guarda municipal designado para fazer o acompanhamento de mulheres vítimas de violência que possuem medidas protetivas, levando assim mais acolhimento e segurança às mulheres de Araraquara.

“O projeto patrulha Maria da Penha existe em poucos municípios do país. É uma parceria para oferecer maior segurança para as mulheres que estão sob extremo risco de morte. Em Araraquara, por semana, são pedidas de 10 a 15 medidas protetivas por semana. Número que justifica o programa e nos fez pensar numa maneira em que a prefeitura pudesse contribuir com a segurança dessas mulheres”, lembra Amanda.

Para fechar a programação do Dia das Mulheres, um show musical com a cantora Iza acontece na Praça Pedro de Toledo, a partir das 19h30, contando com abertura de Iúna Tuane. Denominado “(En)Canto e Luta: ouçam nossa voz!”, o show é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, e

A cantora Iza, grande diva do momento, estourou com o hit “Pesadão”, que tem a participação do cantor Marcelo Falcão (O’Rappa). A música – um reggae fusion e R&B – incorpora elementos estilísticos do rap e do pop e é sucesso no canal da cantora no Youtube.

Dona de um discurso que aborda a temática do empoderamento feminino e negro, Iza gravou um cover da clássica “I Put A Spell On You”, da cantora icônica Nina Simone. A versão fez parte da trilha-sonora de uma novela o ano passado, além de sucesso nas principais plataformas digitais. Assim como Nina, Iza também leva uma carreira baseada no ativismo negro e na causa feminista.

Vale destacar que a programação de “Agora é o momento: Mulheres que transformam” tem parceria firmada com: Defensoria Pública, Secretaria de Esportes, Secretaria de Cultura, Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis