NOTÍCIAS

Voltar

João Bernal apresenta balanço e aponta desafios na área de obras e serviços

22 de dezembro de 2017


Quando assumiu a pasta, em janeiro de 2017, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, João Bernal, disse que sabia que a situação financeira da Prefeitura era muito difícil. Só não imaginava que a cidade tinha tantos problemas acumulados para serem revertidos.

Em entrevista ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, na quinta-feira (21), pela TV Web Participativa, na página oficial do Facebook da Prefeitura de Araraquara, Bernal fez um balanço dos trabalhos realizados pela sua pasta ao longo de 2017.

 Através de parcerias, ele afirmou que logo no começo da administração Edinho também tiveram início algumas obras de recuperação e, ao longo deste ano, já foram tapados mais de 70 mil buracos na cidade. “Havia uma demanda reprimida, com muitos buracos e mato alto, e houve a necessidade de aceleração dos serviços”, disse.

 O secretário explicou que se no final do governo anterior eram consumidas dez toneladas de massa por mês, e às vezes a cada dois meses, para a execução deste serviço, nos últimos meses a Secretaria utilizou até dez toneladas por dia para as operações tapa-buraco.

 “Também enfrentamos problemas com as fortes chuvas logo no começo do governo Edinho, na ponte dos Machados e em vários outros pontos da cidade e da zona rural, como na Vila Harmonia, nos assentamentos e na Estada do Caxangal”.

 Segundo Bernal, mesmo com todas as dificuldades e uma equipe pequena, muitas obras e serviços foram realizados em 2017, embora ainda haja muito por fazer, conforme reconhece.

Desafios

 O secretário também explicou que não havia equipamentos básicos para trabalhar no início do ano, o que aumentou ainda mais as dificuldades.

 “Para 2018, a expectativa é que tenhamos mais recursos financeiros e novos equipamentos para continuarmos a recuperar a cidade, inclusive com obras de recape”, destacou.

 Para ele, ainda existem outros problemas a serem resolvidos com pontes na zona rural e também na Via Expressa, embaixo do TCI.

 São situações que exigem muitos recursos financeiros e para as quais o prefeito Edinho já está buscando recursos.

Nova iluminação

 Bernal ainda citou as ações de substituição de lâmpadas de vapor de sódio por LED, através do programa ‘Ilumina Araraquara’, via recursos da CIP – taxa de contribuição para a iluminação pública. O programa, que teve início no primeiro semestre no Residencial dos Oitis, já passou pelo Botânico e em quase toda a extensão da Avenida Padre Francisco Culturato e Bento de Abreu.

 “O ‘Ilumina Araraquara’ continuará em 2018 em outras áreas da cidade. Além de aumentar a segurança, a instalação de lâmpadas de LED gera economia de energia elétrica e de recursos com a tarifa, disse.

Outras ações

 João Bernal destacou também o ‘Prefeitura nos Bairros’, que possibilita a realização de vários serviços ao mesmo tempo, como o de limpeza das vias e praças públicas, e pintura de guias e sarjetas, entre outros.

 O secretário acrescentou que apesar de Araraquara contabilizar milhares de lotes urbanos, a Prefeitura está limpando com roçadeiras os terrenos do próprio município. E está notificando e multando donos de terrenos particulares que não providenciarem a limpeza.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis