NOTÍCIAS

Voltar

JUCA aquece economia local

27 de junho de 2017


Os Jogos Universitários de Comunicações e Artes (JUCA), edição XXIV, promovidos em Araraquara, entre os dias 15 e 18 de junho, aqueceram a economia local, geraram empregos temporários e renda com os alugueis de equipamentos públicos e privados, além de reforçar o conceito de turismo de eventos e negócios na cidade. A informação é do presidente da Morada do Sol Turismo S/A, Manoel de Araújo Sobrinho que, na tarde desta terça-feira, dia 27, esteve reunido com forças econômicas e de segurança para uma avaliação da competição na cidade.

“Nosso objetivo é fomentar o turismo de grandes eventos com nossos equipamentos públicos, como o estádio Arena da Fonte, o Ginásio de Esporte Castello Branco, o Centro Internacional de Convenção e o pavilhão do Cear e também abrigar em parceria com a iniciativa privada os menores eventos. A mais recente edição do JUCA foi altamente positiva”, afirmou Araújo.

Ele também estimou em até R$ 3 milhões o investimento na economia local com o consumo bens e serviços pelos oito mil estudantes visitantes. “Não temos dados oficiais, mas calculamos que cada estudante deva ter gasto cerca de R$ 100 reais por dia com táxi, alimentação e hospedagem. Fica difícil medir todos os itens, mas temos informações que as ocupações nos hotéis atingiram 90% durante os jogos”, relatou.

Segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas de Araraquara, José Ricardo Francisco, o movimento diário nos dia competições teve um aumento de 40%. “Foi ótimo para os taxistas que trabalharam no feriado, quando o movimento normal cai em torno de 50%. Com os jogos houve um acréscimo de 40%”, contou entusiasmado.

O planejamento do evento com antecipação é fundamental para o sucesso, expôs o representante do Sincomércio, Marcelo de Carvalho Rodrigues. “Temos que trabalhar os pontos-chaves para o êxito do evento, pois os jogos universitários geram empregos e movimentam nossa economia”, enfatizou Rodrigues.

O encontro de avaliação na sede da Morada do Sol foi enaltecido pelo gerente Fernando Sanches, do Sebrae, unidade de Araraquara. “É muito importante um estudo sobre os jogos e o que podemos melhorar nas próximas edições”, destacou.

 

Segurança

“Não houve grandes problemas com a segurança durante os jogos”, declarou o primeiro tenente Rogério Júlio, que representou o comando do 13º Batalhão Policial do Interior.

Também participou da reunião o comandante da Guarda Municipal, coronel João Aberto Nogueira Júnior; o diretor de Turismo e Eventos da Morada do Sol, João Carlos Missorino; o representante da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Araraquara), Marcos Assumpção e representante da Usina de Eventos, responsável pela organização do JUCA.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis