NOTÍCIAS

Voltar

“Juventude Antenada” promove grafitagem no IFSP Araraquara

25 de maio de 2018


O projeto Juventude Antenada teve início esta semana no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com uma oficina de graffiti destinada aos alunos da instituição. A programação, que segue até novembro, prevê encontros mensais onde são abordados temas relacionados ao universo jovem, numa realização da Assessoria Especial de Políticas para a Juventude que integra a Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos( Secretaria de Planejamento e Participação Popular) da Prefeitura municipal de Araraquara, o IFSP e outros parceiros.

Guilherme Floriano, assessor de Políticas para a Juventude do município, conta que serão seis encontros. “O Juventude Antenada tem uma programação composta por atividades artísticas e informativas, como debates sobre DSTs, consumo de drogas, religiões, violências, violações de direitos – entre outros. Neste primeiro encontro foi realizada uma Oficina de Graffiti, onde os artistas convidados Murilo Bonet e José Nego dividiram seus conhecimentos com os alunos do IFSP, tendo como resultado dois murais de graffiti no instituto. Esta atividade aconteceu em dois dias desta semana e integrou a III Semana da Educação do IFSP”, conta.

De acordo com Denise Elaine Emidio, professora de inglês e português do IFSP Araraquara e presidente da comissão de organização da III Semana da Educação dos Cursos Técnicos Integrados de 2018, “Essa parceria da prefeitura com IFSP proporcionou aos alunos dos Cursos Técnicos Integrados uma experiência única e memorável. Muito mais que uma oficina de grafitti, foi um momento de desenvolvimento social, artístico e cultural. Uma oportunidade para a formação do ser humano e do cidadão”.

Além disso, Guilherme Floriano aponta para a importância da participação da juventude na construção desta programação: “Algumas atividades surgiram de demandas do próprio IFSP e as demais vêm do Plano Municipal de Juventude, a lei que resultou da IV Conferência Municipal de Juventude realizada em 2017”.

De acordo com o assessor, a programação também contará com atividades em parceria com o SENAC Araraquara. “Para junho teremos uma caminhada social acompanhada de um debate sobre trajetórias de vida e privilégios; depois, em agosto, teremos uma apresentação teatral com o grupo do Técnico Ator”, revela. As demais atividades serão realizadas com outros parceiros locais que somam forças às pautas da juventude.

 

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis