NOTÍCIAS

Voltar

Juventude ganha programação especial neste sábado

10 de agosto de 2017


A juventude ganha uma programação especial neste sábado, 12 de agosto, quando se celebra o Dia Municipal da Juventude. O espaço da antiga Estação de Trem, onde hoje funciona o Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Oliveira, será o palco das diversas atrações que vem sendo programadas pela Assessoria Especial de Políticas para Juventude, vinculada a Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular.

Com toda a programação gratuita, o Dia Municipal da Juventude contará com debate, batalha de Rap, breaking dance, exposição de quadros, intervenções teatrais, além da impressão do Cartão ID Jovem.

De acordo com o assessor municipal de Políticas para Juventude, Guilherme Floriano, o foco da data é na população jovem, ou seja, as pessoas que apresentam idade entre 15 e 29 anos, tendo como prioridade a conscientização sobre direitos, educação e também é o momento de valorizar as diversas expressões jovens. “Portanto, no próximo sábado comemoraremos o Dia Municipal da Juventude impulsionando o Programa Identidade Jovem a nível municipal, assim como teremos atrações artístico-culturais e um debate sobre juventude”, adianta.

O próprio assessor da Juventude abrirá a programação, coordenando o bate-papo “A pluralidade da Juventude” entre os presentes e contando um pouco mais sobre o ID Jovem, programa do Governo Federal que beneficia jovens com cultura, esporte, lazer e viagens. O prefeito Edinho Silva e a vereadora Thainara Faria são aguardados para a abertura do evento.

 

ID Jovem – O evento conta com uma conscientização dos jovens sobre o Identidade Jovem, um direito aos jovens de baixa renda pagarem meia entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também dá direito à passagens gratuitas em viagens interestaduais. Através dele, a população entre 15 e 29 anos – que tenha renda familiar de até dois salários mínimos e esteja inscrita no cadastro único para programas sociais do Governo Federal – pode gerar um cartão pelo computador ou através do aplicativo para smartphone do ID Jovem e pagar meia entrada no cinema, em eventos esportivos, em shows e até viajar para fora do Estado de graça.

“Este é um direito já garantido pelo Estatuto da Juventude de 2013 e regulamentado por um decreto de 2015. Entretanto muitas pessoas não sabem da existência desse direito e, portanto, não usufruem dele. Nossa intenção é começar a divulgar por toda a cidade a existência do ID Jovem e tirar as dúvidas dos jovens quanto a ele no sábado. Por isso contaremos, também, com profissionais do Cadastro Único no dia do evento fazendo, inclusive, impressões do cartão do ID”, complementa o assessor de Juventude.

 

Atrações culturais – As atrações culturais devem movimentar a estação! Breaking, Rap, teatro e exposições estão na agenda. Uma Cypher de Breaking estará aberta para a participação e interação das crews da cidade. Original Kizomba Crew e Regina’s Crew são nomes garantidos na festa.

O Boom Battle – movimento já certo na cidade com atividades na Praça Santa Cruz aos sábados – traz sua batalha de rinha e conhecimentos para o Dia da Juventude.

Os alunos de Pintura e Violão, do Centro da Juventude, no Pinheirinho, também confirmaram presença: haverá apresentações musicais, além de exposição de quadros com os últimos trabalhos produzidos nas oficinas.

A Cia In-corporar, com direção de Rafaella Pucca, irá realizar intervenções teatrais durante o evento. A inspiração concentra-se na obra poética e engajada dos escritores Sergio Vaz, Thiago de Mello, Elisa Lucinda, EMICIDA, Tadeu Marcato e de composições do coletivo SLAM RESISTÊNCIA (além de algumas produções autorais). O elenco é formado por jovens de 15 a 21 anos, todos oriundos de projetos sociais e educacionais da cidade. A proposta é reunir a voz de toda uma juventude marginalizada que “clama” por visibilidade política, acesso aos equipamentos culturais e espaço no mercado de trabalho da economia criativa.

Entre os temas abordados nas intervenções, destacam-se: o empoderamento da juventude negra e da mulher negra (contra todas as práticas históricas de preconceito); a condição feminina e suas representações midiáticas, denúncias das injustiças sociais derivadas da luta de classes e aspectos da política nacional. A proposta é fazer desta apresentação performática um instrumento de conscientização da juventude que, alijada pela massificação midiática, muitas vezes fica “a margem” das discussões políticas da cidade.

Ainda, estandes com venda de comidas e bebidas e uma feira de artesanato complementam a programação. O Museu Ferroviário de Araraquara está localizado à Rua Antônio Prado, s/nº, na região central da cidade.

 

SERVIÇO:

Dia Municipal da Juventude

Local: Museu Ferroviário (Rua Antônio Prado, s/nº – Centro)

Data: sábado (12 de agosto)

Horário: das 16 às 23 horas

Grátis

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis