NOTÍCIAS

Voltar

Mais dinamismo e transparência são propostas da SeCom

19 de dezembro de 2017


Desde os primeiros dias do governo Edinho, em janeiro de 2017, o grande desafio da Secretaria Municipal de Comunicação é aproximar a população de Araraquara com os governantes. De acordo com a titular da pasta, Priscila Luiz, a tarefa não é nada fácil, já que esta Secretaria é responsável pela divulgação de todas as informações públicas do governo – das demais secretarias, coordenadorias, assessorias especiais e fundações, entre outros órgãos.

 Em entrevista ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, pela TV Web Participativa, via pagina do Facebook oficial do Executivo araraquarense, a secretaria destacou, em balanço do ano, a forma proposta pelo governo para democratizar e dinamizar a aproximação com o público: a utilização das mídias sociais.

 “Neste período, a gente pensou uma série de ações, como a divulgação diária no site da Prefeitura da agenda do prefeito Edinho e de todos os secretários de governo para que a população saiba, de forma antecipada e transparente, o que a administração está realizando a cada dia”, afirmou Priscila.

 Outra forma de tornar pública todas as ações do governo é o envio diário para a imprensa de um resumo antecipado (briefing) do que ocorrerá de mais importante no dia seguinte na Prefeitura, até como pré-pauta para a mídia em geral. “Isso facilita o trabalho da imprensa, bem como torna nossas ações mais transparentes”.

 Existe mais um instrumento para agilizar essa aproximação população – governo: a divulgação online (no site da Prefeitura) e gratuita dos atos oficiais do governo, também divulgados pelo diário oficial do município.

Outras ferramentas

 Para a Priscila, o próprio ‘Canal Direto com a Prefeitura’, realizado todos os dias no Facebook da Prefeitura às 18h30, é mais uma ferramenta de diálogo com a população. “Desde janeiro, uma das diretrizes de governo era a digitalização da informação visando dinamizar as mídias digitais, já que a maioria das pessoas possui hoje um equipamento (principalmente o celular) que facilita a proposta de aproximação e interatividade”.

 Vale lembrar que a cada quinze dias, o prefeito Edinho fala diretamente com a população, inclusive respondendo a perguntas de internautas, ao vivo, durante o programa ‘Conversa com o Prefeito’, transmitido também pela página oficial do Facebook do Executivo.

 Outros exemplos de aproximação: o programa ‘Nossa Gente’, com personalidades anônimas da cidade contanto seus trabalhos e histórias; o programa ‘Inteiro Ambiente’ e a série de campanhas realizadas ao logo do ano, envolvendo todos os segmentos da população, com temas sobre mulheres ou crianças vítimas de violência, autismo, guarda responsável de animais e Consciência Negra, dentre outras.

 “Além de tudo isso, também temos a Rádio Web Participativa, que entrou em operação recentemente, como instrumento de comunicação. Possui uma programação musical excelente, além de muita informação e prestação de serviços, e pode ser sintonizada via site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br)”, enfatizou Priscila Luiz.

Várias fontes

 A secretária elogiou o trabalho da equipe de comunicação. “Todos os nossos servidores têm se dedicado imensamente. São equipes de rádio, TV, mídias, digitais, publicidade e cerimonial, que atuam nas várias áreas de produção para que todo conteúdo chegue com clareza e qualidade à população”.

 Ainda segundo Priscila, a reposta da população em relação a esta proposta de comunicação mais dinâmica e interativa tem sido muito positiva na cidade. “Esperamos que outras novidades sejam anunciadas em 2018, como o serviço de Instagram e o novo Portal da Prefeitura, que abrigará o E-Sic (Sistema Eletrônico de Informação sobre Serviços ao Cidadão) e um novo Portal da Transparência, com mais possibilidade de busca e com atualização da maioria das informações de forma instantânea. Nós queremos um portal que promova, de fato, mais participação, mais acessibilidade às pessoas com deficiências e muito mais transparência”.

 “Claro que não conseguimos por em prática, neste primeiro ano tudo aquilo que gostaríamos, mas não tenho dúvidas que, com muito trabalho, estamos colocando tijolinhos na construção de uma comunicação mais democrática”, finalizou.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis