NOTÍCIAS

Voltar

Manhã de quarta-feira (13) tem “Conversa sobre Dança e Educação”

12 de setembro de 2017


Quarta-feira (13) a programação do Festival Internacional de Dança de Araraquara começa com força total, pela manhã, com a realização da mesa “Conversa sobre Dança e Educação”. A programação é gratuita, numa realização da Secretaria Municipal da Cultura, Fundart e Secretaria Municipal de Educação, em parceria com SESC e SESI Araraquara.

A mesa “Conversa sobre Dança e Educação” será realizada no CEAR, às 10 horas da manhã, com a participação de Helena Katz, Daniela Amoroso e Jai Bispo, sobre a mediação de Gilsamara Moura. As inscrições para a atividade pode ser realizada te o dia 08 de setembro, pelo emailfestivaldedanca2017@gmail.com – É necessário enviar uma mensagem indicando o interesse (haverá retorno sobre a disponibilidade) – o público alvo são interessados nas áreas de Educação e Artes.

Reunindo grandes nomes da dança brasileira, a atividade será realizada das 10 às 13 horas. Vale destacar que Helena Katz é um dos maiores nomes da pesquisa da dança no país, sendo professora, crítica, pesquisadora e palestrante nas áreas de Comunicação, Cultura e Artes. Professora doutora no Curso Comunicação das Artes do Corpo e no Programa em Comunicação e Semiótica, na PUC-SP, Helena Katz coordena o Centro de Estudos em Dança-CED, grupo de pesquisa certificado pelo CNPq; além de desenvolver, em parceria com a Profª Drª Christine Greiner, a Teoria Corpomídia.

Já a dançarina e é pesquisadora Daniela Amoroso, Pós-doutora pela Université Paris 8- Saint Denis, é professora da Escola de Dança, Programa de pós-graduação em Dança e em Artes Cênicas da UFBA. Desde 2013, Daniela é diretora artística e idealizadora do Casarão Barabadá, em Salvador. Ela integra o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão GIPE-CIT/PPGAC, Cultura e Contemporaneidade – GPDACCO e é a coordenadora do programa de pós-graduação em Dança da UFBA.

Também, a atividade conta com Jai Bispo, mestrando pela UFBA, com um trajeto artístico que implica: Companhia Viladança, Companhia Jorge Silva, Balé do Teatro Castro Alves, Dance Brazil Company, A Outra Cia de Teatro e Teatro da Queda. Jai participou de turnês com Daniela Mercury e Ivete Sangalo, foi docente da Escola de Dança da FUNCEB e atualmente é professor substituto na Escola de Dança da UFBA.

Por fim, Gilsamara Moura que fará a mediação da conversa e que assina a curadoria do Festival. Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP), Gilsamara é professora da Escola de Dança e dos Programas de Pós-Graduação em Dança e Artes Cênicas da UFBA, coordenadora artística da Escola de Dança da UFBA  e diretora e bailarina do Grupo Gestus. Vale lembrar que a bailarina é a idealizadora dos projetos Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, Gestus Cidadãos, Festival de Dança de Araraquara.

Vale lembrar que à noite, a programação do Festival Internacional de Dança apresenta o espetáculo “Delírio”, com Ângelo Madureira, às 19 horas; e a mostra de filmes “Odara: olhares da dança audiovisual em Araraquara” complementam as atividades, às 20h30. A programação noturna também é gratuita e acontece no Teatro Wallace Leal.

 

SERVIÇO:

Festival Internacional de Dança de Araraquara

Data: quarta-feira (13 de setembro)

 

Mini-Curso: Ações Formativas para Docentes de Artes

Denny Neves (PE) e Gilberto Santiago (BA)

8h às 9h30 / CEAR         (Rua Ivo Antonio Magnani, 430 – Fonte Luminosa)

 

Conversas sobre Dança e Educação (Helena Katz (SP), Daniela Amoroso (SP-BA), Jai Bispo (BA) – Mediação Gilsamara Moura (SP-BA)

10h às 13h / CEAR         (Rua Ivo Antonio Magnani, 430 – Fonte Luminosa)

 

“Poéticas do chão na Dança” com Jai Bispo (BA)

14h às 17h / SESI (Av. Octaviano Arruda Campos, 686 – Jardim Floridiana)

 

19h – Espetáculo “Delírio” com Ângelo Madureira (PE-SP)

20h30 – Mostra de filmes ODARA: olhares da dança audiovisual em Araraquara

Teatro Wallace Leal (Av. Espanha, 485 – Centro)

 

Programação gratuita

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis