NOTÍCIAS

Voltar

Matriz de São Bento tem atrações culturais nos seus 200 anos

6 de julho de 2017


Em 2017 não é só Araraquara que completa 200 anos: a Matriz de São Bento também faz a mesma idade e, para tanto, a Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart, em parceria com a igreja, prepararam uma série de atrações culturais para a comemoração. A programação tem início neste sábado (08).

 

A secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli, lembra que a igreja faz 200 anos antes que a cidade. “A Freguesia de São Bento de Araraquara surge (por meio de decreto de D. João VI) a partir da capela que já existia”, destaca. Para a comemoração, a Secretaria Municipal da Cultura e Fundart montaram três frentes de programação compostas por: apresentações de corais, exposição fotográfica e apresentação da Sinfônica de Ribeirão Preto. As apresentações acontecem a partir deste sábado (08), antecedendo o dia do padroeiro da cidade e da igreja, São Bento, comemorado no dia 11 de julho.

 

“Matriz EnCantada” é o programa com as apresentações de corais que introduz a programação dos 200 anos da Matriz. Neste sábado (08), às 20 horas, o Coral da Uniara é o convidado do programa, com apresentação dentro da igreja. A programação conta ainda com as seguintes apresentações: Paulo Santoro e Suzi Mendes (22/07), Coral da Universidade da Terceira Idade da Unesp (29/07) e Coral Lysanias de Oliveira Campos (12/08).

 

Já a exposição fotográfica, intitulada “Matriz de muitos olhares”, terá início no Dia do Padroeiro da festa: nesta terça-feira (dia 11), quando é comemorado o Dia de São Bento. A exposição traz 50 fotos do acervo de imagens do MIS (Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari), referentes à história da Matriz. Também, algumas gravuras do desenhista Kiko Lopes integrarão a mostra. A exposição tem parceria com o Foto Fuji, que viabilizou o evento com a impressão das fotos. Vale destacar que no dia 11 de julho será realizada a Missa Solene, às 19 horas, com a presença do Bispo Dom Paulo Cezar Costa.

 

Por fim, as atividades culturais comemorativas se encerram no aniversário da cidade, no dia 22 de agosto, quando a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto realiza concerto no interior da igreja, a partir das 20 horas, sob o patrocínio do Grupo São Martinho.

 

Toda a programação é gratuita.

 

Serviço:

200 anos da Matriz de São Bento– atrações culturais

Local: Igreja Matriz de São Bento (Rua Padre Duarte, 1308 – Centro)

 

“Matriz EnCANTADA” (apresentações de corais aos sábados)

08/07 – Coral da Uniara

22/07 – Paulo Santoro e Suzi Mendes

29/07 – Coral da Terceira Idade da UNATI

12/08 – Coral Lysanias de Oliveira Campos

 

“Matriz de muitos olhares” (exposição fotográfica + gravuras de kiko Lopes)

Início: 11/07

Parceria: Foto Fuji

 

Apresentação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto

Data: 22/08

Horário: 20 horas

Patrocínio: Grupo São Martinho

 

* Programação gratuita

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis