"Prefeitura nos Bairros" leva educação ambiental à região do Parque São Paulo

Crianças têm a oportunidade de aprender sobre a preservação do meio-ambiente e conhecer os nomes dos rios próximos de suas casas

"Prefeitura nos Bairros" leva educação ambiental à região do Parque São Paulo

Além dos diversos serviços e atendimentos oferecidos em cada região que passa, o programa "Prefeitura nos Bairros" conta também com uma ação que visa levar a educação ambiental até as crianças. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, através da Gerência de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, realiza nesta semana, no CER Professora Eudóxia Pinto Ferraz, no Parque Residencial São Paulo, as atividades de Educação Ambiental “O rio começa aqui" e "Bacia hidrográfica local".

O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, falou sobre o objetivo dessa iniciativa. "Essa ação tem como principal função fazer as crianças compreenderem que elas são parte do meio ambiente e que a preservação ambiental é fundamental para melhoria da qualidade de vida das pessoas", comentou.

O gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Luiz Iost Teodoro, revelou que essas duas interações ocorrerão nas instituições de ensino que receberão o "Prefeitura nos Bairros" ao longo do ano. "O objetivo é conscientizar e sensibilizar as crianças sobre a importância da coleta seletiva, da reciclagem, do consumo consciente, e também despertar a ideia de pertencimento dela ao meio ambiente, fazer com que ela conheça o nome do rio, do corpo d´água que passa próximo à escola, que passa próximo à casa dela, além de aprender o ciclo hidrológico, a importância da preservação da qualidade e da quantidade de água, o problema das enchentes que são causadas pelo entupimento das galerias de água pluvial por conta do lixo, a importância de não lavar cocô de cachorro com mangueira na rua, porque isso cai também na galeria de água pluvial e vai acabar chegando aos rios, assim como lavar pincel com tinta na guia da sarjeta, porque também chega ao corpo d'água. Além disso, a criança terá um conhecimento sobre a bacia hidrográfica do local onde ela estuda e reside, e das interações que existem nessa bacia. A ação mostrará também como a criança está envolvida neste cenário e a importância dela para preservar o meio ambiente para que ela tenha uma melhor qualidade de vida na sua cidade como um todo", explicou.

O "Prefeitura nos Bairros", que teve sua edição 2023 lançada na última terça-feira (28), atuará até o dia 17 de março na região do Parque Residencial São Paulo, que envolve ainda os bairros Altos do Pinheiros I, II e III, Vila Biagioni, Jardim Jacarandá, Parque dos Sabiás, Parque Residencial São Lucas, Residencial Alamedas, Conjunto Habitacional Manoel Rodrigues, Jardim Ana Adelaide e Jardim Esmeralda.

O programa foi introduzido pelo prefeito Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato em Araraquara, e que visa levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas. O programa é uma ação coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Participação Popular. Seu propósito é levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, combate à dengue, dentre outros.

Além disso, o "Prefeitura nos Bairros" conta com o plantão de atendimento social em que todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população. Estão disponíveis cadastro para castração de animais, divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde e da assistência social, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, Cadastro para o "Minha Casa, Minha Vida", Programa de Mediação de Conflitos, ações educativas, dentre outros. Até o dia 17, o atendimento social é oferecido no quiosque ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) Gustavo de Moraes Júnior, de terça a sexta-feira, das 8h30 às 13h30. O tempo médio do programa em cada região dura entre 10 e 15 dias.