NOTÍCIAS

Voltar

Museu Vivo estréia nesta quarta-feira (dia 09)

7 de agosto de 2017


O projeto Museu Vivo estréia nesta quarta-feira (09), às 19h30, com o Sambatrio apresentando o show musical “História do Samba” na entrada do Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria. Neste dia, o museu terá um horário especial de atendimento ao público: das 13 até as 21 horas, e contará com a monitoria lúdica da atriz Maria Alice Ferreira no período das 19 às 21 horas.

O novo projeto Museu Vivo busca garantir o diferencial no dia a dia dos museus, expandindo o espaço museológico para além da exposição fixa, tornando-o um espaço de convivência e experiências no que toca à memória e preservação patrimonial.

A ideia da Secretaria municipal da Cultura e Fundart é que, mantendo um calendário de diversas atividades artísticas, os espaços museológicos se tornarão mais atrativos e cumprirão sua função social, para além de salvaguardar acervos históricos, difundindo o seu conteúdo e democratizando o acesso à história.

Atrações – Os músicos do grupo Sambatrio – Josafá Dantas Filho (voz e violão), Cesar Marelo (percussão) e João Vieira (contrabaixo) – privilegiam a melodia e as letras de grandes compositores antigos e atuais.

A apresentação traz um repertório de clássicos do samba que fazem parte da história de música brasileira: tem Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Noel Rosa, Benito di Paula, Cartola e Silas de Oliveira – entre outros grandes nomes do samba escolhidos especialmente para a abertura do Museu Vivo.

Já a atriz Maria Alice realizará uma monitoria lúdica, com uma personagem especialmente criada para o evento. Uma velhinha simpática e antenada que, ao meio dos velhos telefones do museu, se comunicará com emails e mensagens eletrônicas com diversas amigas, a fim de manter preservados os bens culturais e patrimoniais do município. As crianças poderão observar que é através dos mais velhos – de coisas ou de pessoas – que a história se perpetua. A ideia é alertar para a importância do respeito aos mais velhos, valorizando o conhecimento transmitido por eles, assim como suas histórias e, claro, abordar a história de alguns objetos do museu.

Vale destacar que o Museu Vivo, ainda em agosto, apresentará no dia 23 um show de chorinho com o Grupo Sarambeque no Museu Ferroviário, onde também será realizada monitoria lúdica com a atriz Tarsila Macedo de Oliveira. Neste dia, o museu abrirá novamente no período das 13 às 21 horas.

O Museu Ferroviário de Araraquara está localizado na região central de Araraquara, à Rua Antônio Prado, s/nº (na antiga Estação Ferroviária). Mais informações: (16) 3332-3739.

 

SERVIÇO:

“Museu Vivo” apresenta: show musical com Sambatrio e monitoria lúdica com Maria Alice Ferreira

Local: Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria

Data: quarta-feira (09 de agosto)

 

Horários:

Atendimento ao público: 13 às 21 horas

Show musical com Sambatrio: 19h30

Monitoria lúdica com Maria Alice Ferreira: 19 às 21 horas

 

Entrada gratuita

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis