NOTÍCIAS

Voltar

Na Semana do Meio Ambiente, plenária regional do OP pede recuperação das margens de rio

6 de junho de 2017


Em plena Semana Municipal do Meio Ambiente, a primeira plenária regional do OP (Orçamento Participativo) teve um investimento ambiental escolhido pelos moradores. O encontro das duas sub-regiões da Região 7 reuniu cerca de 150 pessoas e foi realizado no CER “Eudóxia Pinto Ferraz”, no Parque São Paulo, na noite de segunda-feira (5).

 

Entre quatro ações finalistas, propostas pelos moradores das regiões do Parque São Paulo e do Jardim Pinheiros, a escolhida pela população (com 62 votos) para ser executada no ano que vem foi a revitalização das margens do Ribeirão do Ouro, que passa entre o Parque São Paulo e o Parque Gramado.

 

Cada proposta teve um representante dos bairros e um secretário fazendo suas defesas aos moradores, o que garantiu maior igualdade e isenção à eleição.

 

As outras ações que chegaram até o fim para votação, e não venceram, foram a pavimentação do acesso a Américo Brasiliense e à Cooperativa Acácia (ficou em 2º lugar), a implantação de academias ao ar livre (3º lugar) e o recapeamento e a drenagem de ruas (4º lugar).

 

“Isso não significa que essas obras nunca mais serão realizadas. Os moradores têm que voltar no próximo ano e defender novamente os projetos que não passaram desta vez. É assim que se constrói a democracia”, explicou o prefeito Edinho.

 

“No meu governo, quem vai decidir onde o dinheiro vai ser investido é a população. É a construção de uma nova lógica de poder, que sai da mão de poucos e passa para as mãos da maioria”, disse aos moradores.

 

Antes da votação, o secretário de Gestão e Finanças, Donizete Simioni, apresentou uma prestação de contas do início do mandato e explicou detalhes da arrecadação e das despesas da Prefeitura.

 

Participação popular

 

“Toda a população deveria participar, porque é uma iniciativa ótima da Prefeitura, onde o povo pode escolher aquilo que é melhor para a cidade”, disse Wagner Dias Rodrigues, morador do Jardim Ana Adelaide.

 

Aparecida Vieira, moradora do Parque São Paulo, ressalta o papel de descentralização do poder que o OP exerce.

 

“O governo está dando para a gente a oportunidade de estar escolhendo a obra que realmente vai fazer diferença na nossa vida. Não vai ser em uma sala, sozinho, que o prefeito vai escolher. É a população de um bairro”, diz.

 

Também estiveram na plenária a deputada estadual Márcia Lia (PT), os vereadores Thainara Faria (PT) e Toninho do Mel (PT), além de diversos secretários e coordenadores da Prefeitura.

 

Próxima plenária

 

A próxima plenária regional do OP, que também irá definir um investimento para 2018, será realizada nesta quinta-feira (8), às 19h, no CER “Honorina Comelli Lia”, no Jardim Imperador.

 

O encontro, válido pela Região 2, irá reunir moradores dos bairros Santa Angelina, Jardim Tangará, Vila Yamada, Jardim Biagioni, Vila José Bonifácio, Jardim Primavera, Fonte, Vila Harmonia, Vila Veloza, Jardim Aclimação, Jardim Brasília, Jardim Imperador, Jardim Marivan, Vila Sedenho, entre outros.

 

As ações que chegam para a votação final da Região 2 são a reforma e ampliação da EMEF “José Roberto de Pádua Camargo”, a reforma do CER “Cyro Guedes Ramos”, a reforma e ampliação do CER “Honorina Comelli Lia” e a implantação de academia e praça de esportes no Jardim Aclimação e no Jardim do Bosque.

 

Confira o cronograma completo de plenárias e todas as notícias do OP no site da Prefeitura: http://www.araraquara.sp.gov.br/op.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis