NOTÍCIAS

Voltar

No OP, mulheres escolhem Centro de Referência para gestante e pós-parto

5 de junho de 2017


As mulheres deram show de participação na plenária temática do OP (Orçamento Participativo), na tarde de sábado (3), no Teatro Wallace Leal Valentim Rodrigues. Cerca de 180 mulheres estiveram presentes e escolheram como prioridade a implantação de um Centro de Referência para a mulher gestante e em pós-parto.

A proposta engloba um centro multiprofissional com ioga, terapia ocupacional, fonoaudióloga, psicóloga, atendimento específico e especializado (orientação, educação e acolhimento) e será incluída no orçamento do ano que vem.

A grande presença garantiu a escolha de 18 representantes para o OP, quatro representantes para o Conselho do OP e duas representantes para o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

“A plenária bateu recorde de público entre as plenárias temáticas. Foi uma tarde de debate intenso sobre propostas muito importantes. É uma grande vitória das mulheres de Araraquara. As novas gerações vão poder olhar para trás e ver que Araraquara plantou uma semente contra o machismo e por uma sociedade mais igualitária”, afirmou o prefeito Edinho.

Para a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Amanda Vizoná, a plenária surpreendeu. “Não esperava esse número recorde. Também foi um sucesso pela pluralidade de ideias. São temas bem interessantes e que serão debatidos pelo governo”, declarou. 

Entre os temas que não venceram a votação, estão projetos para as mulheres assentadas e campanhas de conscientização sobre violação de direitos. 

“Foi muito positivo o encontro. Foram muitas propostas interessantes. Venceu um tema que abrange toda a comunidade”, afirmou a doula Tatiza Simões, de 24 anos, que mora no Jardim Aclimação.

A aposentada Vera Lúcia Piolla Cardozo, de  62 anos, moradora do Selmi Dei IV, também aprovou. “Foi muito bem elaborada e divulgada a plenária. As mulheres chamaram outras mulheres. As propostas foram ótimas e ganhou a que eu estava defendendo. Vai ser muito bom para as mulheres de Araraquara”, opinou. 

Também participaram do encontro o coordenador de Participação Popular, Alcindo Sabino; a secretária de Planejamento e Participação Popular, Juliana Agatte; outros secretários e coordenadores da Prefeitura; e, representando a Câmara, as vereadoras Thainara Faria (PT) e Juliana Damus (PP) e o vereador Rafael de Angeli (PSDB).

Temáticas

A próxima plenária temática será de Idosos, neste sábado (10), às 9h, também no Teatro Wallace Leal Valentim Rodrigues.

Confira todas as informações do OP no site da Prefeitura: http://www.araraquara.sp.gov.br/op.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis