NOTÍCIAS

Voltar

Nova sede do Cras do Cecap é inaugurada pela Prefeitura

22 de dezembro de 2017


A nova sede do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) “Beatriz Rama Porsani”, no Cecap, foi inaugurada pela Prefeitura nesta quinta-feira (21). A unidade ocupava um imóvel alugado e agora está em prédio próprio e mais amplo, na Rua Dr. Amaury Pinto de Castro Monteiro, nº 957.

O investimento na obra, de R$ 738 mil, é oriundo de contrapartida da empresa IE Madeira, responsável pelo “linhão” de transmissão de energia elétrica entre Porto Velho (RO) e a Subestação Araraquara Transmissora de Energia. Mais R$ 15 mil foram investidos pela Prefeitura em mobiliário e equipamentos.

É a segunda unidade construída pela IE Madeira neste ano. A primeira, inaugurada na semana passada, é o Cras “Ida Garcia da Cruz”, no Jardim Cruzeiro do Sul.

“Para mim, o Cras, modelo lançado pelo Governo Federal em 2008, é o maior instrumento de combate à exclusão social. É um momento especial para todos nós. Fico muito feliz por entregar essa obra, que leva o nome da mãe do vereador José Carlos Porsani. Homenagem muito justa a uma guerreira que criou dez filhos com muito carinho”, afirmou Edinho.

Adelmo da Costa Teves Júnior, gerente administrativo da IE Madeira, ressaltou o papel social da empresa de energia elétrica. “A IE Madeira teve que aplicar recursos na área social e, entre os 82 municípios por onde passa a linha, foram selecionados os dois projetos dos Cras. A todos que participaram do projeto, meu muito obrigado em nome da IE Madeira”, declarou.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Eloísa Mortatti, lembrou que 13 bairros estão no território atendido pelo Cras. “A nova sede irá melhorar e ampliar o atendimento às famílias”, disse. Eloísa citou a atuação do Cras do Cecap no Residencial dos Oitis, do Jardim Iguatemi, durante este ano. “A Prefeitura articulou esforços para melhorar a vida dos que lá residem.”

Para a gestora do Cras do Cecap, Angélica Maria Campaneri, a unidade representa uma conquista para assistência social de Araraquara. “A população que procura os Cras necessita de amplo acolhimento. Cada vez mais, as pessoas precisam do serviço do Cras”, afirmou.

Dois vereadores falaram em nome da Câmara. O presidente do Legislativo, Jeferson Yashuda (PSDB), disse que Araraquara se destaca por três pilares principais: saúde, educação e assistência social. “O Município está de parabéns. Quem sai ganhando é a população”, opinou. Edio Lopes (PT), morador do bairro, lembrou que o novo Cras irá atender com qualidade as pessoas em vulnerabilidade social.

Já o vereador José Carlos Porsani (PSDB), filho da homenageada que dá nome ao Cras, agradeceu a presença de todos os familiares e à Prefeitura e à IE Madeira pela obra.

“Minha mãe era uma pessoa que não tinha estudos, mas era impressionante a sabedoria que tinha. Era perseverante, responsável, religiosa”, lembrou Porsani, que era o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social quando a parceria com a IE Madeira começou, no ano passado.

Beatriz Rama Porsani nasceu em 20 de outubro de 1926, em Araraquara, e casou-se com João Porsani, com quem teve 10 filhos. Ela morreu em 20 de maio de 2011, aos 84 anos.

Ainda estiveram no evento vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, os vereadores Paulo Landim (PT), Edson Hel (PPS), Roger Mendes (PP) e Rafael de Angeli (PSDB), além de diversos secretários municipais, assistentes sociais, a equipe do Cras e moradores da região.


Bairros

O Cras “Beatriz Rama Porsani” atende 13 bairros: Cecap I e II, Altos do Cecap I e II, Victório De Santi I e II, Iguatemi, Jardim dos Industriários, Jardim Rafaela, Jardim Regina, Jardim Santa Adélia, Jardim Santa Marta e Vila Bonilha. São 2.041 famílias cadastradas na unidade, sendo que 326 recebem Bolsa Família.

A construção da nova unidade foi possível após parceria da IE Madeira com o BNDES (Banco de Desenvolvimento Econômico e Social, o FAT (Fator de Amparo ao Trabalhador) e o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis