NOTÍCIAS

Voltar

Novo Conselho Municipal de Esportes e Lazer toma posse

10 de outubro de 2017


Os novos integrantes do Conselho Municipal de Esportes e Lazer foram empossados pelo prefeito Edinho em solenidade na Prefeitura, na noite desta segunda-feira (9).

O conselho tem a finalidade de, junto com a secretaria responsável pelo tema, formular políticas públicas e implementar ações destinadas ao fortalecimento das​ ​atividades esportivas e de lazer em Araraquara, além de organizar uma conferência municipal. “Espero que seja uma conferência do tamanho dos nossos objetivos e dos nossos desafios”, disse Edinho durante a cerimônia.

O prefeito destacou que aposta​ no esporte como um instrumento de cidadania. “Acredito muito na força do esporte como instrumento de construção da cidadania e da educação complementar. Se tem algo que disputa os jovens com a criminalidade, é o esporte, como educação complementar (da mesma forma, a cultura)”, declarou.

Edinho reforçou a importância do conselho no fortalecimento do esporte de Araraquara. “Na minha visão, não pode ter um bairro sequer sem Escolinhas de Esportes em Araraquara. Também precisamos fortalecer as equipes de competições, pois elas são espelho às crianças e aos adolescentes no interesse ao esporte. Enfim, o trabalho do conselho será fundamental para a cidade”, complementou.

O secretário de Esportes e Lazer, Everson Inforsato, o Dicão, disse que a posse do conselho é um dia especial no esporte da cidade. “Vamos conversar com o governo e a sociedade e discutir, na conferência, as diretrizes do esporte. Se a gente quer uma sociedade mais justa, juntos, governo e sociedade podem fazer muito”, analisou.

Também participaram da solenidade o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, os secretários Donizete Simioni (Gestão e Finanças) e Juliana Agatte (Planejamento e Participação Popular), além do chefe de gabinete, Alan Silva.

 

​​Sobre o conselho

Cabe ao Conselho Municipal de Esportes e Lazer estabelecer, junto com a secretaria, as prioridades sobre o orçamento destinado às políticas públicas de esporte e lazer, bem como a fiscalização da sua aplicação.

O conselho é composto por 35 membros entre representantes do poder público e da sociedade civil, incluindo entidades ligadas ao esporte e ao lazer. O mandato é de dois anos. Os integrantes podem​ ser reconduzidos uma única vez e não receb​em​ nenhuma gratificação pelos serviços prestados.

Araraquara ainda terá a Conferência Municipal de Esportes e Lazer para a elaboração de um plano municipal do tema. A conferência será precedida de mais de um debate temático sobre a questão no município.

Após a conferência, o plano municipal será encaminhado ao prefeito, que o enviará à Câmara Municipal. O documento terá validade de quatro anos e será revisado após dois anos (depois de quatro anos, deverá ser realizada uma nova conferência).

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis