NOTÍCIAS

Voltar

Novo delegado de Serviço Militar toma posse

27 de janeiro de 2017


O tenente César Ricardo Velasque Trindade assumiu o cargo de delegado da 4ª Delegacia de Serviço Militar, sediada em Araraquara, em cerimônia solene realizada no auditório da Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”, na manhã desta sexta-feira (27).

Pelos próximos dois anos, Velasque irá ocupar o cargo que era do capitão José Gervásio Martinho, que foi o delegado desde janeiro de 2015. O evento começou com a inauguração de uma galeria de fotos de ex-delegados, com presença do tenente-coronel Aníbal Silva, chefe da 5ª Circunscrição de Serviço Militar de Ribeirão Preto. Depois, foi realizada a transmissão do cargo.

“Parabenizo o capitão Martinho, que deixa o cargo, e desejo boas-vindas ao tenente Velasque. Estamos à disposição para fortalecer as parcerias”, disse o prefeito Edinho que fez questão de estar presente no ato.

Em seu discurso, capitão Martinho agradeceu o apoio de seus chefes imediatos, dos prefeitos da região, das empresas, dos amigos e dos funcionários da delegacia nos momentos “de dúvidas, expectativas, frustrações e alegrias”.

“No imponderável da guerra, nem sempre se poderá controlar o resultado, mas podemos, sim, controlar nossas atitudes”, afirmou. No momento em que mencionou sua família, que definiu como “porto seguro”, Martinho ficou emocionado.

O capitão também desejou bom trabalho ao novo delegado. “Espero que seja tão feliz quanto fui nesses últimos dois anos. Foi um privilégio ter convivido com você e sua família nesse período de transição”, disse a Velasque.

Último a discursar, devido ao protocolo militar, o chefe da 5ª Circunscrição destacou que a seleção dos delegados é muito séria. “Somente aqueles que têm vocação são escolhidos. O Martinho é um dos melhores oficiais do Exército. Velasque terá uma missão muito difícil: ocupar o local vago pelo capitão Martinho”, declarou.

Após o evento, Velasque agradeceu a todas as autoridades pela presença e disse que sua tarefa será “bastante árdua”. “Espero realizar o trabalho dentro do planejado e dar sequência ao legado deixado pelo Martinho”, projetou.

Estiveram presentes ainda o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, os vereadores Tenente Santana (PMDB), Magal (PMDB), Elias Chediek (PMDB), Paulo Landim (PT) e Juliana Damus (PP), além do capitão Rogério dos Reis, da Polícia Militar, e da coordenadora da Guarda Municipal, Juliana Záccaro. Prefeitos e vereadores da região também prestigiaram o evento.

 

A Delegacia

A 4ª Delegacia de Serviço Militar coordena as Juntas de Serviço Militar de 13 cidades da região: Araraquara, Américo Brasiliense, Boa Esperança do Sul, Gavião Peixoto, Guatapará, Ibitinga, Itápolis, Matão, Motuca, Nova Europa, Rincão, Santa Lúcia e Tabatinga.

As Juntas fazem o trabalho de alistamento dos jovens de 18 anos ao Serviço Militar e trabalham na emissão de documentos e na regularização da situação militar dos cidadãos.

Em Araraquara, cerca de 1.900 jovens se alistam todos os anos. Desses, cem são selecionados e servem ao Tiro de Guerra e o restante é dispensado.

 

O novo delegado

Nascido em São Gabriel (RS), em 29 de outubro de 1970, o novo delegado estava servindo na Companhia de Comando da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, em Cascavel (PR).

Velasque foi incorporado às fileiras do Exército em 1989, promovido a sargento em 1990 e, em 2016, chegou ao posto de 1º tenente.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis