NOTÍCIAS

Voltar

Nutricionistas ressaltam importância da amamentação

8 de agosto de 2017


Presentes no programa ‘Canal Direto da Prefeitura’ da TV Web Participativa dessa terça-feira (8), por meio do Facebook da Prefeitura de Araraquara, as nutricionistas da Secretaria Municipal de Saúde Erika Jung Pizzaia e Silvia Bambozzi detalharam o ‘Agosto Dourado’ e a importância da amamentação.

Durante este mês em Araraquara, a campanha ‘Agosto Dourado’ visa, através de uma equipe da Secretaria de Saúde, incentivar a amamentação e auxiliar mães que têm dificuldades em amamentar normalmente seus bebês.

“É muito importante a amamentação, porque o leite materno é fundamental para o desenvolvimento do bebê. É o principal alimento, principalmente nos seis primeiros meses de vida da criança”, explicou Silvia Bambozzi.

Conforme destacou Erika Pizzaia, “após esse período de seis meses, é necessária uma alimentação complementar. Mas é recomendável que a amamentação continue, no mínimo por dois anos, ou enquanto a mãe tiver leite”, acrescentou.

As nutricionistas também destacaram que além de altamente benéfica para o bebê, a amamentação evita doenças à mãe, como câncer de mama ou de ovário, além de combater a depressão pós-parto e ajudar a perder peso, entre outros benefícios.

E se a mãe sentir dor é preciso descobrir os motivos. Ela deve procurar um profissional na rede municipal de saúde ou mesmo na Maternidade Gota de Leite. “A mãe não deve desistir nunca de amamentar”, insistiu Silvia.

 

Cuidados especiais

Ambas as nutricionistas lembraram ainda que a amamentação é garantida por lei para mães que trabalham fora e para as que têm filhos na creche ou escola infantil.

“Só não pode amamentar a mãe portadora do vírus HIV e/ou a usuária de drogas”, advertiu Silvia.

Vale destacar, segundo as nutricionistas, que a mãe também precisa ter cuidados especiais para se alimentar durante a amamentação, já que o consumo excessivo de álcool ou de gordura, por exemplo, reflete diretamente no desenvolvimento do bebê.

A Gota de Leite possui um Posto de Coleta de Leite Humano para atender recém nascidos internados na UTI do hospital. “Por isso é importante que a mãe que tiver excesso de leite se cadastre na Maternidade para ajudar a outros bebês”, afirmou Érika.

Essa entrevista com as nutricionistas da Secretaria Municipal de Saúde está disponível na página do Facebook da Prefeitura de Araraquara, assim como as anteriores.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis