NOTÍCIAS

Voltar

Oficinas Culturais encerram 2017 com Panorama no CEAR

7 de dezembro de 2017


As Oficinas Culturais Municipais – um dos principais programas da Secretaria da Cultura e Fundart de Araraquara – traduzem em espetáculo o resultado de suas atividades em 2017: realizando neste domingo (10), às 19 horas, no CEAR, o Panorama das Oficinas. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, com distribuição de ingressos na hora e lugares limitados.

“As Oficinas Culturais representam um programa muito importante como meio de inclusão social e redução de vulnerabilidade daqueles segmentos mais frágeis, por meio da arte em suas diversificadas linguagens”, aponta a secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli.

“O Panorama é o momento que encerra as atividades regulares, trazendo muito mais que produtos acabados, uma vez que todo o processo de produção e execução do espetáculo é concebido também para que os alunos das Oficinas experimentem o prazer de pisar em um palco e se relacionar com o público. É sempre muito bom!”, conta a secretária.

“O Panorama será um resumo de todas as oficinas da rede durante o ano, com apresentações dos alunos de Música, Dança, Capoeira e Canto”, explica Sabrina Kelly, gestora do programa Oficinas Culturais. “Além dos alunos regulares, participam também algumas das instituições atendidas pelo programa: Centro Espírita Eurípedes, Lar Rita Maria de Jesus e Lar Nossa Senhora das Mercês”, complementa.

O Panorama apresenta a diversidade cultural do programa Oficinas Culturais, com exposições de Artes Visuais (artesanato e desenho mangá), Música, Teatro, Capoeira, Break, Dança de Rua, Dança Contemporânea, Percussão, Violão, Artes Plásticas.

São 65 turmas que somam 1500 alunos, que através de 13 educadores são orientados em 16 linguagens distintas instituídas no programa. As Oficinas Culturais são disponibilizadas na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, Caic do Vale do Sol, Ceu das Artes (Jardim Indaiá), Emef Waldemar Saffiotti  (Cruzeiro do Sul), Emef Henrique Scabello (Hortênsias). Além disso, o programa tem parcerias com: Lar Rita Maria de Jesus, Lar Nossa Senhora das Mercês, Centro Espírita Ary Bombarda, SOS Bombeiros, Lar Redenção, Caps I e II, Lar São Francisco, Banda Dragões e AABB.

As Oficinas Culturais oportunizam a jovens, crianças e adultos, a inserção no universo das artes por meio de participação gratuita. Implantadas em 2001, pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, as Oficinas têm o propósito de incentivar o acesso de indivíduos a programas socioculturais, visando a democratização e descentralização da cultura através da utilização de espaços públicos localizados nos bairros.

O programa atua no sentido de proporcionar uma formação cultural em diferentes oficinas, complementares à educação formal, inserindo crianças, jovens e adultos numa atividade que possa levá-los a construir perspectivas de vida e um novo olhar sobre o mundo através da arte e do fazer artístico.

Oficinas de Férias – Importante lembrar que o programa Oficinas Culturais está com inscrições abertas para as Oficinas de Férias, realizadas no período de dezembro a fevereiro, nos seguintes bairros: Distrito de Bueno de Andrada, Iguatemi (Condomínio dos Oitis), Jardim Hortênsias, Jardim Indaiá, Jardim Maria Luiza, Parque São Paulo, São Rafael, Vale do Sol (Paróquia Nossa Senhora do Vale) e Vale Verde.

Entre os cursos oferecidos estão: Artesanato (com Cristina Ruivo), Dança de Salão (com Márcio Ruiz), Danças Populares (com Giovana Cândido), Filmagem com Fotografia (com Rafael Paiva), Fotografia (com Kris Tavares), Fotografia e Audiovisual com Celular (com Kris Tavares), Maracatu (com Melu) e Percussão (com Beto de Oliveira).

As inscrições devem ser realizadas no local onde será efetuado o curso, com o próprio educador. É necessário apresentar CIC e RG, comprovante de endereço. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Cultura, pelo fone (16) 3322-2770.

Vale destacar que, em fevereiro, iniciam-se as inscrições para as novas turmas das oficinas regulares que serão realizadas durante 2018.

SERVIÇO:

Panorama das Oficinas Culturais

Local: CEAR (Rua Ivo Antônio Magnani, 430 – Fonte Luminosa)

Data: domingo (10 de dezembro)

Horário: 19 horas

Grátis – distribuição de ingressos na hora (lugares limitados)

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis