NOTÍCIAS

Voltar

OP Digital está no ar no site da Prefeitura

24 de maio de 2017


Está no ar, no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br), o OP Digital. A aplicação oferece à população a possibilidade de escolher os temas que serão debatidos na Plenária Temática da Cidade no Orçamento Participativo, em 28 de junho, às 19h, na sede do Clube 27 de Outubro.

A plenária Cidade se difere dos 11 encontros regionais e dos outros temáticos (Juventude, LGBTs, Igualdade Racial, Pessoas com Deficiência, Mulheres e Idosos), como explica o prefeito Edinho.

“Há aqueles investimentos que interessam a toda a população de Araraquara, e não apenas a uma região ou um setor social. Por exemplo, no meu governo passado, de 2001 a 2008, foi na plenária da Cidade que se decidiu pela construção do Pronto-Socorro do Melhado”, lembra.

“Só se chamava Pronto-Socorro do Melhado porque ficava no início do bairro do Melhado, perto da Via Expressa, mas era um pronto-socorro para atender a população inteira. O pronto-socorro antigo, ali na esquina da Avenida José Bonifácio com a Rua 4 [Padre Duarte], não era mais suficiente.”

 

Fácil acesso

É muito fácil participar do OP Digital. Logo no início, o internauta precisa clicar em “sim, quero participar”. Uma explicação sobre o que é a plenária da Cidade aparece na tela. Após a leitura das instruções, é só selecionar “prosseguir” e fazer um cadastro simples, com nome, e-mail e bairro onde mora.

Em seguida, o sistema exibe a votação dos temas, com a seguinte pergunta: “Na sua opinião, qual dos assuntos abaixo é o mais importante para Araraquara?”. São 16 opções de resposta (em ordem alfabética): Cultura, Educação, Esporte, Habitação, Meio Ambiente, Patrimônio Histórico, Programa de combate à pobreza, Programa de combate às drogas, Programa para crianças e adolescentes, Qualificação profissional, Saneamento, Saúde, Segurança Pública, Trânsito, Transporte público e Zeladoria da cidade.

É permitido o voto em apenas uma das opções. Após concluir a votação, os resultados parciais, com a porcentagem de cada opção de resposta, são divulgados.

A votação vai até o dia 26 de junho, às 23h59. No dia seguinte, todos os dados serão compilados, divulgados e os três temas mais votados serão levados à plenária presencial, no dia 28.

“Quem decide para onde a nossa cidade vai, quem decide os investimentos, é a população organizada participando do Orçamento Participativo. O que for escolhido, nós vamos cumprir. Estará no orçamento de 2018”, diz Edinho.

“Entre no site da Prefeitura. Lá, você tem vários temas. Vote no tema que você acha mais importante para ir à plenária da Cidade. Qual tema em que a gente possa investir em programas ou obras para atender a cidade inteira”, completa.

 

Site do OP

A Prefeitura também implantou um novo site que reúne todas as informações do OP e pode ser acessado emwww.araraquara.sp.gov.br/op. A página contém o calendário de datas, horários e locais das plenárias regionais e temáticas, últimas notícias, vídeo explicando o que é o OP e a lista de bairros divididos em regiões e subregiões.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis