NOTÍCIAS

Voltar

OP Temático da Igualdade Racial será nesta sexta-feira (18)

16 de maio de 2018


 

A programação “Da abolição ao reconhecimento”, em referência ao Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo, realiza nesta sexta-feira, 18 de maio, a Plenária Temática da Igualdade Racial do Orçamento Participativo. A atividade será realizada às 19 horas, no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues, com participação aberta a todos interessados.

Luiz Fernando Costa de Andrade, coordenador executivo de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiz Fernando Costa de Andrade, aponta que este OP tem a ideia de salientar o caráter formativo e informativo que a plenária possibilita. “A plenária de Igualdade Racial é um espaço onde as mais diversas demandas relacionadas às questões raciais e culturais referentes às populações negras e afro-brasileiras podem ser conhecidas, discutidas e se transformarem em projetos e políticas para serem executadas no ano de 2019”.

De acordo com o coordenador, deve ser criado um espaço de trocas e de construção, cuidando para que os diversos temas possíveis de serem propostos possam ser dialogados e construídos, respeitando a diversidade de posições, entendimentos e opiniões. Luiz Fernando lembra que, na Plenária da Igualdade Racial também será votada a representação do Conselho do Orçamento Participativo, que fiscalizará a execução da política.

Vale lembrar que nesta última terça-feira (15), durante a inauguração do novo Centro de Referência Afro Mestre Jorge, o prefeito Edinho formalizou a destinação de dotação orçamentária exclusiva para o Fundo Municipal de Combate ao Racismo, prioridade eleita na plenária temática de Igualdade Racial no Orçamento Participativo do ano passado.

Foram repassados R$ 250 mil para o desenvolvimento de ações de combate ao racismo — os recursos serão geridos pelo Comcedir (Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo). Edinho lembrou que o Centro Afro é uma obra de 2006 e que foi uma demanda do Orçamento Participativo.

Sabores d’África

Após o encontro, haverá a Feira Cultural Sabores D’áfrica – atividade integrante do Projeto da XIV Semana Acadêmica Africana de São Carlos, trazida para Araraquara pela CAASCAR – Comunidade Acadêmica Africana de São Carlos e Região. A feira reúne mostra culinária, cinema com o filme “O Nascer de um Ritmo”, DJ Dedaldino e uma feirinha com artigos africanos.

Toda a programação “Da abolição ao reconhecimento”, que segue até o próximo dia 24, tem o objetivo de provocar reflexões e debates acerca das políticas de promoção da igualdade racial, com a participação da sociedade civil. A ideia é difundir conceitos e práticas e fortalecer iniciativas que visem à promoção da igualdade racial e o combate à discriminação e ao racismo, fazendo valer os dispositivos legais que fundamentam e regulamentam essa política e sua implementação.

As atividades propostas pela Coordenadoria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular – são gratuitas e abertas a todos interessados.

Mais atividades 

Entre as próximas atividades da programação, destaque para a palestra, na segunda-feira, 21 de maio, para os monitores das Escolinhas de Esporte: “O papel do esporte na formação cidadã de crianças e adolescentes por meio das discussões em torno das relações étnico-raciais”. A atividade será realizada no Gigantão, a partir das 9 horas.

Esta roda de conversa irá buscar conscientizar e refletir, junto aos monitores e monitoras, a sua importância na promoção da cidadania por meio do esporte. Assim, serão abordados: o papel do esporte como lazer e expectativa de profissionalização por parte de crianças e adolescentes menos favorecidos social e economicamente, e como questões étnico-raciais impactam ou podem impactar o desenvolvimento das atividades nos bairros. Também serão desenvolvidas as interações entre os participantes e as condições pessoais e sociais para a realização do trabalho.

Na terça-feira, 22 de maio, às 19 horas no Salão Nobre da UNIARA, será lançado o processo de implementação do Programa Municipal de Saúde da População Negra “Dona Nair Claudino”, para o exercício de 2018.

Lançamento do conjunto de ações de saúde em parceria envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Planejamento de Participação Popular, Centro de Referência Afro e a medicina da UNIARA, voltados para a população que mora nos bairros de maior vulnerabilidade social na cidade, entendendo que parte significativa da população negra se concentra nos bairros periféricos. Busca-se com estas ações aproximar as especialidades médicas das populações que menos acessam as políticas públicas de saúde, dando atenção às doenças endêmicas e aos casos mais recorrentes de determinados quadros de saúde.

A programação segue até o dia 24 de maio, com outras atividades que podem ser conferidas no site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br).

SERVIÇO:

Programação “Da abolição ao reconhecimento

OP Temático (Igualdade Racial) + Feira Cultural Sabores D’áfrica

Data: sexta-feira (18/05)

Horário: 19 horas

Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues (Av. Espanha, 485 – Centro)

Palestra “O papel do esporte na formação cidadã de crianças e adolescentes por meio das discussões em torno das relações étnico-raciais” (para monitores das Escolinhas de Esporte)

Local: Gigantão (Av. La Salle, s/n° – Fonte Luminosa)

Data: segunda-feira (21/05)

Horário: 9 horas

Lançamento do processo de implementação do Programa Municipal de Saúde da População Negra “Dona Nair Claudino” 2018

Local: Salão Nobre da Uniara (Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro)

Data: terça-feira (22/05)

Horário: 19 horas

Grátis

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis