NOTÍCIAS

Voltar

“Os Saltimbancos”: sábado em Bueno de Andrada e domingo em Araraquara (dias 18 e 19)

14 de novembro de 2017


Quem tem cerca de 30 anos ou mais com certeza já cantarolou músicas do musical “Os Saltimbancos” em algum momento de sua vida. Mas muitas crianças de hoje não conhecem as canções. Para recuperar a mensagem do espetáculo, o grupo mineiro Emcantar faz uma turnê pelo interior de São Paulo apresentando sua montagem e chega a Araraquara.
As apresentações acontecem no dia 18 de novembro, sábado, às 17 horas, na EMEF Eugênio Trovatti, em Bueno de Andrada; e no domingo, 19 de novembro, às 10 horas, na EMEF CAIC Prefeito Rubens Cruz. Os ingressos são gratuitos e, ainda que aconteçam nas escolas, as apresentações são abertas a toda comunidade.

Algumas músicas do espetáculo já faziam parte de apresentações do Emcantar, como “Todos Juntos”. Mas foi só em 2014 que o grupo resolveu montar o espetáculo inteiro. Para isso, os profissionais do Emcantar mergulharam fundo na obra para fazer sua versão, fazendo uma pesquisa apurada sobre os personagens. A primeira versão de “Os Saltimbancos” foi aos palcos no mesmo ano. Mas agora, três anos depois, os mineiros retomaram o estudo e trazem uma nova versão do espetáculo, com mais elementos cênicos.

Com uma mensagem super atual, o espetáculo fala sobre amizade e cooperação. Circular com “Os Saltimbancos” agora é uma ótima maneira de comemorar os 20 anos do Emcantar. “O grupo inteiro se envolveu na montagem, se responsabilizando até pela criação e produção do cenário, pois é assim que gostamos de trabalhar e foi a maneira que encontramos para colocar nossos sonhos de pé”, explica a atriz Maíra de Ávila.
Para a criação dos personagens, as atrizes tiveram processos criativos pessoais e coletivos, dando vida, assim, ao Jumento, Cachorro, Galinha e Gata com trejeitos e características peculiares, dialogando com a obra e a atualidade.
A turnê Saltimbancos na Escola foi viabilizada por meio do Programa da Ação Cultural (Proac) da Secretaria Estadual de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, com produção da Roda Cultura Produções e patrocínio do Instituto Algar.

 

Teatro de carpintaria – Toda a trilha do musical é executada ao vivo por músicos que também interagem com os personagens. Mas não é só isso que fica aparente para o público. Nessa nova versão Os Saltimbancos o grupo desenvolveu um cenário que se altera em determinado ponto da peça, mostrando a mudança dos quatro animais do campo para a cidade. E tudo isso acontece na frente do público.

A preocupação estética foi um dos pontos importantes nessa montagem, como explica Maíra: “Queríamos muito ir para as periferias com esse espetáculo. Mas por ser uma peça de rua não excluiu nosso cuidado e capricho com cenário, figurino e iluminação. O nosso ‘Saltimbancos’ pode ser feito numa praça, numa escola ou em um teatro”.

E a versatilidade também alcança ao público: Os Saltimbancos não é puramente infantil. As crianças podem se encantar com o roteiro, as músicas e os personagens, mas, com certeza, os pais também serão tocados por memórias de infância.

 

Sobre o Grupo Emcantar – O Grupo Emcantar faz parte da Companhia Cultural Emcantar, que nasceu em 1996, em Araguari (MG), a partir do encontro de jovens que se reuniram para cantar, e encantar.

Hoje, a Cia. Cultural conta com mais de 20 artistas e educadores envolvidos em seus projetos, e atua em duas frentes: o próprio Grupo Emcantar, que produz espetáculos autorais e já se apresentou para centenas de milhares de pessoas no Brasil e no exterior; e o Emcantar Social, com iniciativas de desenvolvimento socioeducativo para crianças e adolescentes na Região de Araguari e Uberlândia – mais de 20 mil jovens já foram beneficiados.

O Grupo Emcantar coleciona seis CDs e dois DVDs gravados, além de realizar oficinas em todo o país sobre arte e desenvolvimento humano.

 

Sobre o Instituto Algar – Por acreditar que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor, o Grupo Algar investe, desde 1994, em programas sociais voltados à comunidade. A ideia é contribuir com a melhoria da qualidade da educação brasileira. Ao longo dos anos, estes programas cresceram e, em 2002, passaram a ter a gestão do Instituto Algar e uma atuação em três dimensões: social, ambiental e cultural. Os programas sociais chegam a 25 cidades, 102 escolas parceiras, 8.020 mil alunos beneficiados, 225 educadores envolvidos e a participação voluntária de 1.150 associados da Algar.

 

Ficha Técnica
Direção Musical: Carlim Ribeiro
Direção Artística: Marco Aurélio Querubim
Elenco: Ana Rabelo (Jumento), Ana Lopez (Cachorro), Maíra de Ávila (Galinha) e Mariane de Ávila (Gata)
Banda: Carlim Ribeiro (Violão, Teclado, Guitarra e Arranjos), Carlos Júnior (Baixo, Flauta Transversal, Percussão e Arranjos) e Ivan Ribeiro (Bateria)
Figurino, cenografia e visagismo: Pablo Mendonça
Sonorização e produção executiva: Didi Barros
Assistente de produção: Wellynton Rezende
Música original: Luiz Enriquez Bacalov
Texto original: Sérgio Bardotti
Tradução e Adaptação originais: Chico Buarque
Proponente do projeto Saltimbancos na Escola: Larissa Souto Bargmann Neto

 

SERVIÇO
Espetáculo teatral “Os Saltimbancos”

– Em Bueno de Andrada: sábado (18 de novembro)
Local: EMEF Eugênio Trovatti (Rua Bento Aranha do Amaral, 1)
Horário: 17 horas

– Em Araraquara: domingo (19 de novembro)
Local: EMEF CAIC Prefeito Rubens Cruz (Rua Dr. José Logatti, s/nº – Selmi Dei)
Horário: 10 horas

Grátis (sem necessidade de retirar ingresso)

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis