NOTÍCIAS

Voltar

Padaria Solidária produz 14 mil pães caseiros por mês

24 de fevereiro de 2017


A Padaria Solidária de Araraquara, equipamento público ligado à Coordenadoria Executiva de Segurança Alimentar, produz cerca de 14 mil pães caseiros por mês. A expectativa, porém, é aumentar em breve a produção, com a aquisição de equipamentos profissionais previstos em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). A Padaria está sob responsabilidade do Núcleo de Educação Alimentar e Nutricional-NEAN,  constituído por nutricionistas, engenheiros de alimentos e técnicos e nutrição, que supervisionam, orientam e capacitam constantemente os funcionários.

 

À base de farinha de trigo, óleo, fermento e “okara” – farinha obtida na fabricação do leite de soja – , os pães têm grande valor nutricional pela quantidade de fibras e proteínas contidas no ingrediente okara. (Tabela Nutricional abaixo).

 

Os pães são congelados e posteriormente distribuídos para 25 entidades assistenciais de Araraquara que atendem pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social no município. Vale ressaltar que, com exceção do fermento, todos os demais produtos que compõem os pães são doados pela rede de supermercados da cidade e região.

 

As doações são feitas para combater o desperdício de alimentos, o que vai ao encontro das iniciativas mundiais por melhor aproveitamento dos alimentos, já que mesmo estando em condições normais de consumo às vezes sofrem algum dano na embalagem, impedindo sua comercialização.

 

 

De acordo com o Coordenador de Segurança Alimentar, Marcelo Mazeta, com novo planejamento das ações, a partir das aquisições de equipamentos e a formação do NEAN, a Padaria Solidária oferecerá em breve cursos e oficinas para a comunidade a partir de dietas especiais e pães/ alimentos de época em parceria com entidades e instituições de classe e potenciais parceiros em datas específicas como por exemplo páscoa, dia das mães entre outros.

 

Ainda dentro desta nova reestruturação e planejamento, a equipe técnica do Banco Municipal de Alimentos visitará os estabelecimentos comerciais com o objetivo de ampliar as empresas parceiras doadoras de alimentos.

 

A Padaria Solidária está localizada na Avenida Padre Antônio Cezarino, na Vila Xavier, sede das Coordenadorias Executivas de Segurança Alimentar e de Agricultura.

 

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL – PÃO CASEIRO COM RESÍDUO DE SOJA

Porção de 100 g  (1 Unidade )

Quantidade por porção % VD (*)
       Valor Energético 237 kcal = 995 KJ 12 %
      Carboidratos 49 g 16%
       Proteínas 1,4 g 2 %
      Gorduras Totais

Gorduras Saturadas

 

4,0 g

 

0g

 

 

7%

 

0%

 

     Fibra Alimentar 0,48 g 2%
     Sódio 294 mg 12%
     (*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000Kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários  podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

 

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis