NOTÍCIAS

Voltar

Palestra abre Semana de Prevenção às Deficiências

24 de agosto de 2017


Uma palestra sobre Estatuto da Pessoa com Deficiência e Direitos Constitucionais, com o advogado Fernando Rafael Casari, na manhã desta quinta-feira, dia 24, abriu a programação da Semana de Prevenção às Deficiências: direitos, necessidades e realizações. A atividade foi realizada na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

A Semana é uma realização da Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, juntamente com a Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos e as associações: Apae, Para-DV, Udefa, Toque e Aaee.

Segundo a secretária Municipal de Planejamento e Participação Popular, Juliana Agatte, o objetivo da semana é provocar reflexão e valorizar a informação mais qualificada sobre os direitos dos deficientes. “A cidade conhece pouco sobre as pessoas com deficiência e nós precisamos avançar para que elas tenham mais acesso à educação, à cultura, à saúde, ao esporte e, principalmente, ao transporte”, relata.

Agatte também destaca a importância da participação da população, de todas as regiões da cidade, na pré-Conferência e Conferência Municipal específicas para o tema, agendadas previamente para setembro e novembro, respectivamente. A Conferência é organizada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

A superintendente da Apae, Lígia Selante, destaca a prevenção no combate às deficiências. “Estudos apontam que em torno de 70% das deficiências poderiam ser evitadas com os cuidados no pré-Natal, durante a gravidez e pós-parto. Para a Apae, a prevenção é uma bandeira, inclusive instituída por lei, desde  1994”, enfatiza.

Antes do casamento, é fundamental que os noivos procurem um aconselhamento genético, exames de hemogramas, sífilis, toxoplasmose, tipagem sanguínea, RH, vacinação contra a rubéola. Durante a gravidez, a consulta mensal ao médico obstetra é essencial. O parto em hospital assistido por obstetra e pediatra também integra a pauta de prevenção às deficiências.

Participaram do evento, a assessora de Políticas para Pessoas com Deficiência, Elisa dos Santos Rodrigues, a coordenadora municipal de Direitos Humanos, Maria Fernanda Luiz e o assessor municipal da Juventude, Guilherme Floriano, entre outros convidados.

Nesta sexta, como parte da programação da Semana, ocorre uma mobilização em frente ao Paço Municipal, na Rua São Bento, centro de Araraquara. A ideia é dar visibilidade à reflexão sobre os direitos de cidadania e inclusão social das pessoas com deficiência.

 

 

Serviço

Mobilização em prol dos direitos das pessoas com deficiência

Local: em frente ao Paço Municipal (Rua São Bento, 840 – centro)

Data: sexta-feira, 25 de agosto

Horário: das 9h às 11h30

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis