NOTÍCIAS

Voltar

Palestra no Senai é primeira iniciativa da “Campanha pela paz no trânsito”

18 de abril de 2018


Uma palestra sobre direção defensiva a 700 alunos da Escola Técnica Senai, nesta quarta-feira, dia 18, abriu as ações da “Campanha pela Paz no Trânsito” realizada numa parceria entre Prefeitura e Câmara Municipal, por meio do mandato da vereadora Thainara Faria (PT).

A palestra foi ministrada pela coordenadora da Educação para o Trânsito da Coordenadoria de Mobilidade Urbana, Dolores Ana Soares, para os estudantes do período da manhã e também da tarde.

“Nós estamos preocupados com as mortes no trânsito por acometerem, principalmente, famílias de jovens que moram nos bairros mais a afastados da região central e fazem dupla jornada – no trabalho e no estudo. Na volta para casa, de moto, por estarem cansados, se envolvem em acidentes. Por isso, nós reforçamos a Campanha de Paz no Trânsito, que visa ampliar a segurança para todos nas vias da cidade”, relatou a vereadora.

O coordenador pedagógico do Senai, Anderson Aparecido Campanharo, ressaltou a importância da palestra. “Uma parceria fundamental que proporcionou ao alunos noções de segurança no trânsito. Inclusive, neste semestre, temos três alunos vítimas de acidentes. Um com bicicleta e dois com motos, esses com fraturas”, pontuou.

Na visão da professora e palestrante, o encontro no Senai superou as expectativas. “O Senai é um parceiro essencial da Prefeitura nas ações educacionais e nós trabalhamos com vídeos que melhor retratam a realidade das ruas, a maioria com acidentes envolvendo motociclistas”, observou.

Atentos

O aluno Gustavo Sanches, de 17 anos, do curso de Mecatrônica, acompanhou, atento, a palestra na primeira fila. “No geral, destaco as 10 regras básicas do trânsito como um grande aprendizado e também para manter a calma em situação de conflito, fundamental para resolver o problema”, resumiu.

Já motorista, aos 18 anos, o aluno de Mecatrônica, Alan dos Santos, comentou o impacto causado pelas imagens de vários acidentes, a maioria com motos. “Prevenção é tudo e o impacto choca as pessoas. Quem vê os vídeos fica mais atento”, comentou. Ao final, houve sorteios de dois capacetes e distribuição de folders educativos.

Campanha

A Campanha pela Paz no Trânsito será lançada oficialmente nesta segunda-feira (23), às 9h, no Paço Municipal. O objetivo é reduzir os índices de acidentes nas vias da cidade, especialmente com motociclistas. Em 2016, Araraquara registrou 30 morte fatais no trânsito. No ano passado foram 14 as vitimas fatais e, dessas, 9 motociclistas.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis