NOTÍCIAS

Voltar

Parada LGBT chega com inclusão e acessibilidade

17 de novembro de 2017


Depois de cinco anos sem realizar a Parada LGBT, Araraquara volta a ficar “colorida” outra vez, com a realização da 8ª Parada do Orgulho LGBT, a ser realizada neste domingo, dia 19, com concentração em frente ao Gigantão, a partir das 14 horas.

 E a ideia é agregar mais pessoas nesse grande evento, que tem como tema “Nossa cidade colorida outra vez” e reunirá uma variada programação. Gloria Groove é a principal atração da Parada, que conta com um time de artistas, com DJs, atrações artísticas e apresentadores.

 Entre as novidades do evento estão a inclusão e a acessibilidade, pensadas a fim de agregar e assegurar a participação de mais LGBTs e simpatizantes no evento. Para tanto, a assessora municipal de Políticas LGBT, Filipe Brunelli, conta que no trio elétrico haverá uma intérprete de Libras e, em frente ao palco, terá uma área vip para cadeirantes.

 “Queremos divulgar e promover informações sobre inclusão, acessibilidade e empoderamento LGBT da pessoa com deficiência. Por isso contaremos com a interpretação de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para a comunicação com as pessoas surdas”.

 Filipe lembra que a Parada torna-se uma oportunidade para alertar sobre o direito à sexualidade, orientação sexual e identidade de gênero das pessoas com deficiência. “Teremos a mais inclusiva Parada do Orgulho LGBT de Araraquara”, aposta a assessora. “As pessoas com deficiência poderão participar sossegadamente e teremos ala, organizada especialmente para elas, em frente ao palco onde serão realizadas as apresentações artísticas e o show de Gloria Groove”.

 A assessora acredita que reconhecer os direitos sexuais é um dever da sociedade e, por isso, promover a inclusão na Parada LGBT de Araraquara é uma vitória que deve ser sempre celebrada e também ampliada. “Vamos trabalhar para ampliar a acessibilidade nas próximas edições. Sou gestora inclusive dos LGBTs deficientes, negros e negras, periféricos, trans, etc. De fato essa gestão pertence a todxs… por isso iremos assegurar que todxs participem”, garante.

Segurança

A segurança é outra questão que Filipe faz questão de garantir para a festa. “A Parada será monitorada por câmeras, além de seguranças, a fim de proporcionar um ambiente seguro para as pessoas e famílias que irão para a Fonte Luminosa”, conta.

 “Teremos o monitoramento por câmeras de segurança e também o ônibus da guarda municipal fará o monitoramento com câmeras 360°. Ainda, teremos o apoio da PM pra ficar de prontidão caso ocorra algo, além da segurança particular”, afirma. Filipe também conta que, este ano, a fim de garantir a igualdade de gênero, haverá banheiros químicos sem gênero.

Trajeto

O trajeto da Parada também chega “atualizado”. A expectativa é que a concentração no Gigantão, com início às 14 horas, se estenda até por volta das 16 horas, quando, após ato político, o trio elétrico irá descer a Avenida Bento de Abreu até a Av. Dr. Gastão Vidigal e virar na Avenida La Salle em sentido à Rua João Affonso dos Santos. Daí, os participantes finalizam o trajeto na Praça Scalamandré Sobrinho, onde estará montado o palco com as atrações artísticas.

A drag queen e rapper Gloria Groove é a principal atração da 8ª Parada. Destaque no cenário nacional de drag queens, Gloria Groove canta sobre suas histórias e a vida LGBT – algo que a difere, já que a maior parte das artistas se dedica apenas a dublagem. O preconceito, a aceitação e a afirmação da cultura drag e da comunidade LGBTQ norteiam seu repertório. Este ano, a cantora lançou seu álbum de estréia: “O Proceder”, que traz letras com relatos da sua vida, enfocando a temática gay e drag queen da periferia.

 Vale destacar que, na concentração, às 14 horas, serão realizadas oficinas de cartazes, apresentação da MC Lígia Maria, além de música com a DJ Raissa Assunção. Já o trio elétrico vem com os locutores Vanine Nascimento e Natalia Munroe, além de música com o Dj Marcus Beats.

 O palco contará com os apresentadores Málaga Valencia e Wilton Vital e diversas atrações artísticas: Manoella Corrêa, Ro DRAG, Carla Mendes, Catarina DeBosheé, Luna Scarlett, Victoria Vipper, Sindell Vipper, Tayra Moon, Dafiny Muller, Vanessa Lautenschlager. Vale lembrar que os DJs Raul Procópio e Will Tomé comandam a festa no palco.

Toda a programação é gratuita.

SERVIÇO:

8ª Parada do Orgulho LGBT – “Nossa cidade colorida outra vez”

Data: domingo (12 de novembro)

Horário: a partir das 14 horas

Concentração: em frente ao Gigantão

Grátis

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis