NOTÍCIAS

Voltar

Parada LGBT retorna após cinco anos

14 de novembro de 2017


Após cinco anos sem a Parada LGBT, Araraquara prepara o retorno do evento que ocorre neste domingo (19), com concentração em frente ao Gigantão, a partir das 14 horas. Essa é a 8ª Parada do Orgulho LGBT, que vem com o tema “Nossa cidade colorida outra vez”.

 

Gloria Groove é a principal atração da Parada, que reunirá um grande time de artistas, entre DJs, atrações artísticas e apresentadores. Filipe Brunelli, assessora municipal de Políticas LGBT, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular, conta que há novidades na edição deste ano, como por exemplo, o trajeto.

Também outras questões vêm sendo pensadas para a edição: no trio elétrico haverá uma intérprete de libras e, em frente ao palco, terá uma área vip para cadeirantes garantindo inclusão e acessibilidade. “Se, de fato, sou a gestora da comunidade LGBTqia+, sou gestora inclusive dos LGBTs deficientes, negros e negras, periféricos, trans, etc. Essa gestão pertence a todas e todos e por isso iremos assegurar que participem”, defende Filipe.

A segurança é outra questão que a assessora faz questão de garantir para a festa. “A Parada será monitorada por câmeras, além de seguranças, a fim de proporcionar um ambiente seguro para as pessoas e famílias que irão para a Fonte Luminosa”. Filipe também conta que, este ano, a fim de garantir a igualdade de gênero, haverá banheiros químicos sem gênero.

 

Parada encerra programação que discutiu cidadania LGBT

Segundo Filipe, a Parada encerra um longo mês de atividades para construir a cidadania LGBT. Ele comenta a necessidade dessas atividades. “Temos dados alarmantes da Assessoria de Políticas LGBT: este ano foram realizados 80 atendimentos LGBTs e 28 registros de denúncias de violação de direitos desses indivíduos LGBTs. Então, a Parada LGBT também é uma resposta a essas violações de direitos. É uma resposta à opressão que a todo momento tenta tirar os direitos e a visibilidade dos grupos que fogem da normatividade. Não só os LGBTs, mas todos aqueles grupos marginalizados por esse sistema, como negros e negras, deficientes, mulheres, enfim. A Parada é uma resposta à invisibilidade que os grupos de LGBTs sofrem todos os dias”, pontua.

 

Atrações – A drag queen e rapper Gloria Groove – revelada com o clipe “Dona”, que em três meses alcançou a marca de um milhão de visualizações no Youtube – é a principal atração da 8ª Parada. Gloria Groove é destaque no cenário nacional de drag queens, e canta sobre suas histórias e a vida LGBT – algo que a difere, já que a maior parte das artistas se dedica apenas a dublagem. O preconceito, a aceitação e a afirmação da cultura drag e da comunidade LGBTQ norteiam seu repertório.

Este ano, a cantora lançou seu álbum de estreia: “O Proceder”, que traz letras com relatos da sua vida, enfocando a temática gay e drag queen da periferia. Comentando episódios que aconteceram com ela e usando metáforas, sua música é costurada com um tom empoderador e também festivo.

 

A apresentação de Gloria Groove acontece após a passeata com o trio elétrico, no palco que estará montado na Praça Scalamandré Sobrinho, em frente à Arena da Fonte. Lá – sob o comando dos apresentadores Vanine Nascimento, Málaga Valencia, Natalia Munroe e Wilton Vital – irá se apresentar um time de atrações artísticas: Manoella Corrêa, Ro DRAG, Carla Mendes, Catarina DeBosheé, Luna Scarlett, Victoria Vipper, Sindell Vipper, Tayra Moon, Dafiny Muller, Vanessa Lautenschlager.

 

Vale lembrar que o time de DJs – Raul Procópio, Marcus Beats, Will Tomé e Raissa Assunção – será dividido com sets no trio elétrico e também no palco e, no início, na concentração, haverá apresentação da cantora Ligia Maria.

 

SERVIÇO:

8ª Parada do Orgulho LGBT – “Nossa cidade colorida outra vez”

Data: domingo (19 de novembro)

Horário: a partir das 14 horas

Concentração: em frente ao Gigantão

Grátis

 

Programação:

– Atração principal: Gloria Groove

– Apresentações artísticas: Manoella Corrêa, Ro DRAG, Lígia Maria, Carla Mendes, Catarina DeBosheé, Luna Scarlett, Victoria Vipper, Sindell Vipper, Tayra Moon, Dafiny Muller, Vanessa Lautenschlager

– DJs: Raul Procópio, Marcus Beats, Will Tomé e Raissa Assunção

– Apresentadores: Vanine Nascimento, Málaga Valencia, Natalia Munroe e Wilton Vital

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis