NOTÍCIAS

Voltar

Parceria foca motorista e pedestre para melhorar trânsito

19 de setembro de 2017


O Consórcio do Transporte de Araraquara (CTA), em parceria com o Sest-Senat, abriu nessa segunda-feira (18), na cidade, a semana de conscientização no Trânsito, que visa expor a motoristas e pedestres a importância de se respeitar a sinalização e de não utilizar o celular enquanto dirige.

Durante a abertura, foram entregues camisetas da campanha e uma equipe de resgate do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) realizou testes de glicemia, além de medição de pressão arterial. O Dia Nacional do Trânsito é comemorado em todo o País no dia 25 de setembro.

De acordo com o presidente da CTA, Nilson Carneiro, esta semana de conscientização a motoristas e pedestres objetiva reduzir os altos índices de acidentes, inclusive com o uso do celular.

Evitar ultrapassagens perigosas, manter a distância de segurança dos outros veículos, respeitar a sinalização, não usar o celular enquanto dirige, manter total atenção no trânsito, ser gentil e educado, e atravessar a rua na faixa de pedestres são algumas das orientações que serão passadas ao longo da semana.

Da mesma forma que o álcool, também o celular diminui a concentração, prejudica o raciocínio, a capacidade de reação e a percepção do motorista.

 

Imprudência

Um levantamento do Infosiga SP – banco de dados do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito – aponta que 94% dos acidentes com mortes são causados por falha humana, como imprudência e distração.

Segundo o Detran-SP, o motorista que estiver digitando uma mensagem no celular quando dirige tem a visão e a audição desviadas. Se de repente um pedestre atravessar na frente do carro, o condutor não estará com toda atenção voltada para a situação e, como consequência, em muitas vezes não conseguirá frear a tempo.

Estudo de 2015 realizado pelo American Automobile Association Foundation for Traffic Safety aponta que ao usar o celular o motorista fica em média quatro segundos sem olhar para a via. A uma velocidade de 90 km por hora, esse tempo é suficiente para percorrer um espaço equivalente a um campo de futebol.

O Código de Trânsito Brasileiro permite o uso do celular somente quando o veículo estiver estacionado e com o motor desligado. O uso só está liberado quando o dispositivo for usado na função GPS, desde que esteja fixado no para-brisa ou no painel dianteiro, em suporte adequado.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis