NOTÍCIAS

Voltar

Passados três dias, filas caem no cadastramento de transporte escolar

10 de fevereiro de 2017


Com fluxo intenso nos dois primeiros dias de atendimento para o recadastramento do transporte escolar no NGSat (Núcleo de Gestão de Suprimentos, Almoxarifado e Transporte) “Isabel Cristina Medeiros”, o ritmo desacelerou nesta quinta-feira (9) e as filas apresentam grande diminuição. O serviço vai até o dia 31 de março.

 

Por volta das 15h30, apenas três pessoas aguardavam para o cadastramento e a emissão do cartão utilizado para o vale-transporte nos ônibus do CAT (Consórcio Araraquara de Transportes). Mais guichês de atendimento foram disponibilizados para a população.

 

 

A agente de limpeza Deginalva Maria Dantas de Oliveira, de 52 anos, procurou o NGSat e foi atendida em poucos minutos. Ela estava acompanhada de Danilo Santos de Oliveira, de 16 anos, que está no 2º ano do ensino médio.

 

“É o primeiro ano que venho fazer o cadastro. Não fazia antes, mas agora precisamos. Não demorou, não”, disse. Danilo estuda na escola “Profª Léa de Freitas Monteiro”, na Vila Xavier, e precisará do transporte para se deslocar para o Parque São Paulo, onde a família mora.

 

Segundo o agente administrativo do NGSat, Felipe Pierre, o número de atendentes foi dobrado e passou de quatro para oito. A quantidade de senhas oferecidas foi triplicada (antes eram cem e, agora, chegam a 300).

 

“Até esta quinta-feira, cerca de 1.800 alunos já foram cadastrados para o passe escolar. A média de beneficiários, nesta modalidade, anualmente, é de 4.200 alunos. Cerca de 40% já estão cadastrados”, lembra Pierre. Isso sem contar os 7 mil estudantes que utilizam ônibus fretados e que estão utilizando normalmente o transporte, seja com os veículos próprios ou fretados, desde o início das aulas, mas precisam, também, fazer o cadastramento.

 

Sobre o transporte

O beneficio é oferecido a todo aluno de educação básica, ensino infantil, fundamental, médio regular ou do EJA (Educação de Jovens e Adultos) que esteja matriculado em escola pública e more, no mínimo, a 2 km da unidade de ensino (incluindo residentes da zona rural). No caso do ensino especial, não há essa distância mínima.

 

Para se inscrever no Programa de Transporte Escolar da Prefeitura de Araraquara, o estudante e seu responsável devem comparecer no NGSat, localizado na Rua Ivo Magnani, 200 (o prédio sul do Cear), na Fonte Luminosa. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

 

A partir deste ano, todo o atendimento aos alunos é feito no próprio NGSat, pois o local conta com uma inovação, um posto da NovoCard, responsável pelo sistema de venda e controle de bilhetagem eletrônica no transporte de Araraquara, pertencente ao Consórcio privado que o administra.

 

Os documentos necessários para a inscrição no NGSat são RG, RA ou Certidão de Nascimento do estudante, RG do responsável, comprovante de endereço atualizado, declaração de matrícula da unidade escolar e o cartão Bolsa Família (caso houver).

 

Quem já tinha se cadastrado no ano passado precisa procurar o NGSat, novamente, para a renovação do benefício. Mais informações pelo telefone (16) 3333-3969.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis