NOTÍCIAS

Voltar

Performances movimentam Estação Ferroviária na noite de sexta (15)

15 de setembro de 2017


O argentino Martin Piliponsky e o mineiro Vanilton Lakka movimentam a programação do Festival Internacional de Dança de Araraquara nesta sexta-feira (15), com a apresentação de suas performances na Estação Ferroviária, a partir das 20 horas. A programação é gratuita e não é necessário retirar ingresso com antecedência.

Martin Piliponsky apresenta “Performance”, trazendo um olhar sobre corpos, espaços e adaptações. “O espaço nos torna adaptáveis, nos dá a oportunidade de mudar, de transformar a energia em movimento, evoluindo a matéria. É o corpo que nos permite transcender e dançar uma manifestação clara desse estado”, aponta o intérprete.

Piliponsky é arquiteto, bailarino e professor de improvisação, formado de maneira independente entre EUA, Europa e América do Sul. O bailarino residiu na Espanha e, desde 2012, está instalado em Buenos Aires, tendo circulado o mundo ensinando improvisação e bailando em diversos festivais internacionais. No currículo, Piliponsky tem passagens por Costa Rica, Cuba, Holanda, Áustria, Eslovênia, Itália, França, Havaí, México, Equador, Chile, Peru, Brasil e Argentina.

Já Vanilton Lakka apresenta “Rastro”. Este trabalho apresenta a aproximação entre o Hip Hop e a Dança Contemporânea e as respectivas contaminações entre ambos – o que têm se mostrado como um traço marcante na produção da dança atual, seja pela capacidade do Hip Hop em introduzir pessoas na dança profissional, ou pela constante absorção pela dança contemporânea de traços culturais provenientes da Cultura Urbana.

Vanilton Lakka é doutorando da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e, atualmente, atua como professor na graduação em Dança da UFBA, tendo seu trabalho foco nos seguintes temas: Danças Urbanas, Hip Hop e suas conexões com a dança contemporânea em diferentes suportes/mídias, exploração da relação arte-cidade no ambiente urbano com foco na criação e na formação.

 

Ações educativas – O trabalho de formação continua na quinta com o mini-curso “Ações Formativas para Docentes de Artes”, no CEAR, com Denny Neves e Gilberto Santiago e a participação de Gilsamara Moura, com o tema “Gestão em Dança”. A atividade, iniciada no último dia 09, é destinada a educadores e interessados em geral, inscritos previamente.

No período da tarde, duas oficinas destinadas a bailarinos, movimentam a programação: “Conexões entre Dança de Rua e Dança Contemporânea”, com Vanilton Lakka (das 14h às 17h, no CEU das Artes do Indaiá), e “Composição Coreográfica”, com Camila Fersi (das 14h às 17h, na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa).

“Conexões entre Dança de Rua e Dança Contemporânea” aborda a aproximação entre estes dois universos e suas respectivas contaminações – o que têm se mostrado como um traço marcante na produção da dança atual. A oficina propõe possibilidades de conexões entre técnicas de Dança de Rua e sua utilização dentro de trabalhos que apresentem princípios de Dança Contemporânea em sua organização. O público alvo são interessados em geral, de todas as idades, com ou sem experiência em dança (vagas esgotadas). A oficina acontece na quinta e sexta-feira, dias 14 e 15.

Já em “Composição Coreográfica”, Camila Fersi propõe trabalhar maneiras de se criar partituras de dança, a partir das relações entre tempo, espaço, peso e dinâmica do movimento. “Trataremos da ideia de paradoxo no corpo enquanto estimulo que provoca tensão no movimento e põe em evidencia as linhas de força entre dentro e fora, individual e coletivo, pessoal e público”, aponta a bailarina.

 

SERVIÇO:

Festival Internacional de Dança de Araraquara apresenta:

Data: sexta-feira (15 de setembro)

 

8h às 13h – Mini-Curso

“Ações Formativas para Docentes de Artes”, com Denny Neves (PE) e Gilberto Santiago (BA) + Gilsamara Moura (Gestão em Dança)

Local: CEAR (vagas esgotadas)

 

14h às 17h – Oficinas:

“Conexões entre Dança de Rua e Dança Contemporânea”, com Vanilton Lakka (MG)

Local: CEU das Artes do Indaiá (vagas esgotadas)

 

“Composição Coreográfica”, com Camila Fersi (RJ)

Local: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (vagas esgotadas)

        

20h – Espetáculos:

“Rastros”, com Vanilton Lakka (Uberlândia/Brasil)

“Performance”, com Martin Piliponsky (Buenos Aires/Argentina)

Local: Estação Ferroviária (Rua Antônio Prado, s/nº – Centro)

 

Programação gratuita

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis