NOTÍCIAS

Voltar

Pessoas com deficiência pedem respeito às vagas especiais

7 de agosto de 2017


Desde o início deste ano, a Assessoria Especial de Políticas para Pessoa com Deficiência, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular, funciona no andar térreo do Paço Municipal, nos guichês 19 e 20, para encaminhar as demandas do setor às várias secretarias municipais.

 

Presente no programa Canal Direto com a Prefeitura da TV Web Participativa, via Facebook da página da Prefeitura Municipal, na última sexta-feira (4), a assessora de Políticas para Pessoa com Deficiência, Elisa dos Santos Rodrigues, fez um balanço das ações nestes sete meses de atuação.

 

Segundo Elisa, que destacou a importância do órgão como reconhecimento da atual gestão às causas dessas pessoas, uma das maiores demandas do período está relacionada com o desrespeito às vagas nas vias públicas destinadas ao segmento em Araraquara.

 

Com uma população estimada pelo IBGE em cerca de 40 mil pessoas na cidade com algum tipo de deficiência, segundo Elisa, a maioria procura a Assessoria Especial na Prefeitura para reclamar dessa dificuldade, encontrada em todas as regiões de Araraquara onde existem as vagas disponíveis.

 

“Com a proposta por uma cidade cada vez mais solidária e participativa, não é mais cabível esse tipo de situação em Araraquara”, reforça Elisa dos Santos, ao fazer um apelo a motoristas desatentos que se aproveitam dessa situação.

 

Conselho e Centro Dia

 

Elisa também destacou a importância do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdef), empossado na mesma sexta-feira (4), pelo prefeito Edinho. “Será um órgão fiscalizador, que agirá sempre em defesa dos direitos dessa categoria em Araraquara”, reforça a assessora.

 

A assessora destacou ainda a reivindicação do setor para a instalação de um Centro Dia para deficientes, aprovado em maio na plenária do OP. “Muitos familiares, às vezes a própria mãe ou o pai, têm que cuidar de algum deficiente e, por isso, ficam impedidos de trabalhar”, explica Elisa.

 

Os guichês 19 e 20 da Assessoria Especial de Políticas para pessoas com Deficiência funcionam de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h30, no andar térreo do Paço Municipal.

 

Ao vivo

 

O programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, apresentado ao vivo, pela página ‘Prefeitura de Araraquara’ no Facebook, de segunda a sexta, às 12h30, sempre entrevista por dez minutos um secretário, coordenador ou gestor municipal para falar com os internautas sobre as ações do Executivo.

 

A cada 15 dias o entrevistado ao vivo é Edinho, com o programa ‘Conversa com o Prefeito’.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis