NOTÍCIAS

Voltar

Plenária de Pessoas com Deficiência escolhe melhorias de acessibilidade em áreas de lazer

23 de maio de 2018



A plenária temática de Pessoas com Deficiência do Orçamento Participativo elegeu melhorias de acessibilidade no Parque do Pinheirinho e em outras áreas de lazer da cidade como prioridade a ser incluída no Orçamento de 2019 e executada pela Prefeitura.

O encontro foi realizado nesta quarta-feira (23), no Centro Internacional de Convenção. Entre as ações pedidas, estão a construção de mais rampas, a implantação de brinquedos adaptados, de fraldário, entre outras melhorias.

Ao final da apresentação de todas as demandas da população, apenas duas restaram para a votação. Outros pedidos já estão sendo atendidos ou em processo de execução, como a sinalização do símbolo do autismo em vagas especiais de estacionamento e a contratação de novos funcionários para o Centro Especializado em Reabilitação.

“Uma cidade democrática não aceita o preconceito e a discriminação. E as plenárias temáticas têm esse papel, de derrotar todas as formas de preconceito. Prefiro governar ouvindo milhares de pessoas nos dizendo o que devemos fazer em Araraquara do que governar de forma autoritária. Esse é modelo de governo que acredito: onde a população tenha voz e poder”, afirmou o prefeito Edinho.

A secretária de Planejamento e Participação Popular, Juliana Agatte, destacou que o resultado das plenárias do OP e das conferências serão cumpridas. “É importante que vocês entendam a importância da participação popular nesta administração. O OP é a possibilidade de termos esse diálogo com vocês”, ressaltou.

A deputada estadual Márcia Lia (PT) destacou que a mobilização das entidades para a plenária foi muito positiva. “Há muito tempo, eu não via uma mobilização tão grande para a luta das pessoas com deficiência. É uma plenária importante e fundamental”, disse.

Representando a Câmara, Thainara Faria (PT) reforçou o apoio do Legislativo. “Ficamos felizes por participar do OP e ouvir vocês. A Câmara está ao lado de vocês e apoia muito o Orçamento Participativo”, pontuou.

Quem participa das plenárias aprova a experiência. “Para nós, mães guerreiras de Araraquara, esse OP é muito importante para ter um espaço para lutar pelo direito dos nossos filhos”, afirmou Larissa Ferreira. “O povo pode exercer sua democracia, ter um espaço aberto. Adorei”, revelou Márcia Alves Silvério.

Ainda estiveram na plenária os vereadores Edio Lopes (PT) e Toninho do Mel (PT); secretários e coordenadores municipais; a assessora de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Elisa Santos; o presidente do Comdef (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e da Udefa (União dos Deficientes Físicos de Araraquara), César Augusto Ferreira; e a presidente do COP (Conselho do Orçamento Participativo), Patrícia Ferreira.

A próxima plenária do Orçamento Participativo será nesta quinta-feira (24), às 19h, na EE Antônio de Oliveira Bueno Filho, no Parque São Paulo, onde será escolhido o investimento da Região 7.

Confira a programação completa do OP e a divisão da cidade em regiões no site da Prefeitura: http://www.araraquara.sp.gov.br. No mesmo endereço, é possível votar no OP Digital e escolher quais temas irão para a Plenária da Cidade, em 13 de junho, às 19h, no antigo Clube Estrela. A votação online vai até o dia 11.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis