NOTÍCIAS

Voltar

Plenária debate saúde da mulher e Conferência Macrorregional

28 de março de 2017


Cerca de 150 pessoas participaram no sábado (25) de manhã, no auditório da Unip (Universidade Paulista), em Araraquara, da Plenária Municipal Preparatória para as Conferências Macrorregional/Nacional de Saúde das Mulheres.

 

O evento, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, objetivou discutir propostas e escolher os participantes que irão representar a cidade na Conferência Macrorregional de Saúde das Mulheres, que será realizada em abril, em Ribeirão Preto.

 

Já a etapa seguinte, a estadual, está marcada para junho, em São Paulo, e a etapa nacional será em agosto, em Brasília.

 

Sob o tema “Vulnerabilidades nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres”, a Plenária foi direcionada à população feminina, usuárias do SUS (Sistema Único de Saúde), trabalhadoras, gestoras e prestadores de serviços da área da saúde, e demais interessados.

 

O tema foi abordado em quatro grupos, quando foram deliberadas propostas sobre os seguintes assuntos: assistência integral à saúde da mulher; perfil epidemiológico da mulher araraquarense; como enfrentar o racismo, a bifobia, a lesbofobia e a transfobia; e as várias faces da violência de gênero – desafios e enfrentamentos.

 

Representação

 

Os grupos foram protagonizados pela coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Amanda Vizoná; pela assessora de Políticas LGBT da Prefeitura, Filipe Brunelli (ambas ligada à Secretaria de Planejamento e Participação Popular), e por Márcia Tânia Alves (NGA3), que abordou racismo; e Lucimeire de Fátima Laurindo e Cleusa Tolói, representantes do Conselho Tutelar de Araraquara, que discorreram sobre violência.

 

Também participaram a diretora da Fungota, Lúcia Ortiz, e Luis Garlippe (Centro Especializado de Reabilitação), que abordaram a Assistência Integral à Saúde das Mulheres. Fabiana do Carmo Araújo (Vigilância Epidemiológica), Matilde Damiani (Cerest) e Marisa Marques Monteiro (Sesa), demonstraram o perfil epidemiológico das mulheres araraquarenses.

 

Na Plenária das Mulheres da Unip também foi ministrada uma palestra temática pelo coordenador de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, médico José Carlos Arrojo.

 

Macrorregional

 

Ainda foram definidos onze representantes do município, entre trabalhadoras, gestoras e prestadores de serviços da área da saúde e usuárias do SUS, que irão participar da Conferência Macrorregional de Saúde das Mulheres em Ribeirão Preto.

 

Participaram da cerimônia de abertura a deputada estadual Márcia Lia; a secretária municipal de Saúde Eliana Honain, também representando o prefeito Edinho Silva; a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Amanda Vizoná, a coordenadora de Gestão da Saúde Élide Maria Inforsato e outros representantes da gestão municipal.

 

Foram registradas ainda as presenças da secretária municipal de Educação, Clélia Mara Santos, e da assessora de Políticas Públicas para Deficientes, Elisa Santos, entre outros representantes da população.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis