NOTÍCIAS

Voltar

“Pluft, o Fantasminha” nas oficinas de Leitura Dramática

30 de novembro de 2017


Estão definidos os profissionais que irão realizar as oficinas de Leitura Dramática na programação da 6ª Mostra Wallace Leal Valentin Rodrigues: Tânia Gomes Mendonça e Ademir Apparício Júnior. Ambos os atores, contemplados por meio de edital, já escolheram o texto para o trabalho: “Pluft, o Fantasminha”, de Maria Clara Machado.

A peça teatral infantil, escrita em 1955, conta a história do rapto da garota Maribel pelo pirata Perna-de-pau. Escondida no sótão de uma velha casa, ela conhece uma família de fantasmas e faz amizade com Pluft, um fantasma que tem medo de gente.

 As oficinas serão realizadas no dia 06 de dezembro, quarta-feira, das 15h às 19h, na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa. Depois, às 19 horas, os participantes apresentam o resultado final dentro da programação da Mostra Wallace.

As inscrições podem ser realizadas, a partir do dia 04 de dezembro, pelo email: casadacultura.araraquara@gmail.com. É necessário informar: nome, endereço, telefone, email, idade e qual dos professores. São 15 vagas em cada uma das oficinas, totalizando 30 vagas.

 Tânia Gomes Mendonça, atriz formada pelo Teatro Escola Célia Helena, lembra que a peça possui uma forte significação ainda nos dias hoje. “Isso permite oferecer uma oportunidade aos participantes de experimentarem o exercício de uma leitura dramática com conceitos que perpassam esta prática, além de exercerem uma reflexão acerca da vivência da solidariedade e do afeto dentro da aceitação das diferenças e da superação dos medos cotidianos”, aponta a atriz, que traz como tema para sua oficina “Vivenciando o teatro: quando o mar entra em nossos olhos”.

 A oficina terá duração de quatro horas e, de acordo com Tânia, serão 30 minutos para apresentação da obra, uma hora para leitura inicial e reconhecimento, 30 minutos para divisão dos personagens, 30 minutos para vivência do personagem e uma hora e meia para o ensaio final.

Vale destacar que Tânia fez parte do Núcleo Experimental dos Satyros e do grupo Os Bonifrates. A atriz vem realizando diversos trabalhos em artes cênicas, como preparação corporal, contação de histórias e atividades em arte-educação. Atualmente é doutoranda pelo Departamento de História da USP, realizando uma tese sobre História do Teatro.

 Já Ademir Apparício Júnior traz uma oficina voltada para o participante desenvolver sua expressão vocal e corporal, para a leitura dramática de “Pluft, o Fantasminha”.

Também com quatro horas, sua oficina propõe um mergulho no universo lúdico da autora, para a leitura de sua peça mais famosa.

 “Os estudos também serão direcionados de maneira a potencializar a voz e a expressão corporal dos participantes”, explica o ator. “As atividades serão de expressão corporal e vocal, aquecimento, conceitos fundamentais em leitura dramática e desenvolvimento da leitura da obra”, lembra.

 Ademir Apparício Júnior é formado em arte dramática pelo Senac, membro da Academia Brasileira de Contadores de Histórias e da Rede Internacional de Contadores de Histórias e realiza trabalhos como ator, pesquisador, palhaço, produtor, arte-educador e mímico.

SERVIÇO

6ª Mostra Wallace Leal Valentin Rodrigues apresenta:

Oficinas de Leitura Dramática

– Com Tânia Gomes Mendonça: quarta-feira (06/12), das 15h às 19h – 15 vagas

– Com Ademir Apparício Júnior: quarta-feira (06/12), das 15h às 19h – 15 vagas

Local: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa

+ 19h: apresentação do resultado das oficinas

Inscrições a partir de 04/12 pelo email:

casadacultura.araraquara@gmail.com

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis