NOTÍCIAS

Voltar

Posto de Coleta de Leite Humano pede mais doadoras

23 de maio de 2018


O Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Gota de Leite está precisando de mais doadoras em Araraquara. Todo leite doado serve para alimentar bebês prematuros ou que estejam internados e que, por algum motivo, não conseguem ser amamentados normalmente pela mãe.

Em entrevista ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, na segunda-feira (21), a diretora técnica do Posto de Coleta da Gota de Leite e médica pediatra da Maternidade, Ester Malheiro Bergamini, falou sobre a importância da doação e como as interessadas devem proceder.

“Pode ser doadora toda mãe que esteja amamentando seu filho. Como condição básica tem que estar com sorologias negativas em doenças como HIV, não pode usar drogas e ou álcool, nem fumar mais que dez cigarros por dia”.

Ainda segundo Ester, quem se dispõe a doar o leite materno, inclusive de cidades da região de Araraquara, passa por uma entrevista na Gota de Leite, onde é checado o cartão do pré-natal e as outras condições.

Após a triagem e cadastramento, a mulher recebe orientações de como fazer a coleta nos frascos esterilizados entregues pela Maternidade. Às quartas-feiras, a equipe do Posto de Coleta recolhe o produto em domicílio.

“Todo leite doado é destinado principalmente a bebês internados na UTI da Gota de Leite e a todo bebê que nasce prematuro e que, por alguma razão, não consegue ser amamentados normalmente”, afirmou Ester Bergamini.

Antes de ser destinado aos bebês, o leite coletado em Araraquara é enviado para o Banco de Leite de Ribeirão Preto para passar pelo processo de pausterização.

Ainda de acordo com a médica pediatra, o Posto de Coleta Humano da Maternidade precisa de mais doadoras também de Araraquara, já que o número atual é pequeno e composto em sua maioria por mulheres de municípios da região.

“Com poucas doações, o estoque acaba ficando baixo, principalmente em finais de semana prolongados”, acrescentou Ester.

As interessadas em doar basta ligar para a Gota de Leite, no número (16) 3305-1530. O Posto de Coleta funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h, na própria Maternidade, localizada Rua Carlos Gomes, em frente à Praça Pedro de Toledo, no Centro.

Canais diretos

O ‘Canal Direto com a Prefeitura’ vai ao ar ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 18h30, pela TV Web Participativa, na página oficial do Facebook da Prefeitura de Araraquara. O entrevistado é sempre um convidado especial do governo, inclusive o prefeito Edinho, a cada quinze dias.

Além de disponibilizado no Facebook, o ‘Canal Direto’ também é retransmitido diariamente, ao meio-dia, pela Rádio Web Participativa, sintonizada via site www.araraquara.sp.gov.br/radioparticipativa.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis